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Star Alliance lança novo conceito de check-in no Terminal 1 do Aeroporto Tóquio-Narita

Crescente automação é baseada na experiência do Terminal 2 de Heathrow

Novo Layout da área de Check-In

SÃO PAULO, Brasil – 4 de julho de 2016 – A Star Alliance concluiu com sucesso o lançamento de um novo conceito de check-in na ala Sul do Terminal 1 Tóquio-Narita, oferecendo aos clientes uma maior variedade de opções de check-in e dando-lhes mais controle sobre esta parte do processo de viagens, com economia de tempo. Para alcançar este objetivo, foi alterado o layout da área de check-in, onde os viajantes encontrarão agora as mesas distribuídas por companhia aérea ao invés da classe de viagem, como acontecia anteriormente em Narita. Este layout revisado anda de mãos dadas com a instalação de novas máquinas de autosserviço, além de emissão de cartões de embarque e impressão de tags de bagagem. Isto faz da Star Alliance a primeira aliança global de companhias aéreas a oferecer a viajantes internacionais do Japão a opção de impressão automática e auto-tagging.

“A iniciativa em Narita é parte de nossa estratégia global para reduzir complexidades operacionais e do esforço para viabilizar padronizações de procedimentos, com o objetivo de fornecer aos clientes uma melhor experiência de viagem”, disse Mark Schwab, CEO da Star Alliance. “Levantamentos iniciais comprovam que mais clientes do que o esperado estão utilizando os serviços de self-service“, complementou.

Os 116 novos quiosques de uso comum formam a espinha dorsal do novo conceito em Narita. Eles permitem que os clientes façam o check-in para qualquer uma das 17 companhias aéreas membros – Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Austrian, Asiana Airlines, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, SWISS, Turkish Airlines, THAI e United – que voam a partir do Terminal 1. Apenas passageiros com bagagem de mão podem dirigir-se diretamente para o portão de embarque, enquanto aqueles com bagagem já registrada podem obter a tag correspondente no quiosque, aplicá-la e despachá-la nos balcões de entrega de bagagem especial. No momento, três companhias aéreas membros oferecem impressão de etiqueta de bagagem  e as 14 restantes programam-se para fazê-la em meados de julho. O serviço completo de check-in para clientes que viajam em Primeira Classe, Business e Star Alliance Gold, bem como para passageiros da classe econômica que requerem suporte adicional, completam a oferta.

Atualmente, 18* companhias aéreas membros da Star Alliance operam em Narita, oferecendo aos passageiros a opção de 1.300 voos semanais para 61 destinos em 24 países.

As alterações implementadas em Narita foram impulsionadas por uma combinação de razões. Em termos de capacidade, com o número de companhias da Star Alliance operando a partir de Narita e com o aumento do volume de passageiros, eram necessários espaços adicionais de check-in. Isto fez do aeroporto uma localização ideal para a implementação de um novo conceito, baseado na experiência obtida na realização do projeto do Terminal 2 do aeroporto Londres Heathrow. Lá, a Aliança conseguiu com sucesso reduzir o espaço de check-in em 20%, como resultado desse novo conceito.

Além de Narita, a Star Alliance fez alterações no conceito de check-in no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e no Terminal Internacional Tom Bradley, de Los Angeles, todas baseadas na experiência inovadora da Aliança durante a execução do projeto do Terminal 2 em Londres-Heathrow. Lá, todas as companhias aéreas membros da Star Alliance utilizam a mesma seleção de quiosques, fazendo uso comum de contadores de bagagens e até mesmo de desks de check-in na classe econômica. Tendo o sucesso do projeto Terminal 2 como base, a Aliança aprimora a experiência do cliente em outros aeroportos ao redor do globo, implementando vários avanços tecnológicos obtidos em Londres. Além disso, em uma reunião do Conselho Diretor Executivo realizada no início de junho em Zurique, os CEOs das companhias membros concordaram em desenvolver processos padronizados para serviços de passageiros do aeroporto, cobrindo os serviços externos do aeroporto e o self-service check-in, a tecnologia de despacho rápido de bagagem nos aeroportos, auto-identificação de bagagens e validação automatizada de documentos de viagem. A implementação dessas normas permitirá não apenas serviços mais facilitados para os clientes da Aliança, como também reduzirá os requisitos de infraestrutura e manipulação de custos em todos os 1.300 aeroportos que a rede serve atualmente.

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