Embratur reforça imagem do País com participação, nos Estados Unidos, na maior conferência anual de educadores internacionais.
Estudo recente divulgado pela empresa de pesquisa ValuePenguin aponta o Brasil como um dos países mais populares entre os estudantes americanos. O País ocupa o 9º lugar como o mais barato para se estudar. O universo desse estudo é a classificação da IIE (Institute Of International Education), em que o Brasil está na 15ª posição entre os melhores destinos para esta finalidade.
“Além de fatores educacionais e culturais, a variação cambial tem motivado a vinda desse público ao País”, aponta o presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), José Antônio Parente. Segundo ele, entre as ações do Instituto para promover esse mercado crescente, destaca-se a participação na maior conferência anual de educadores internacionais, a 68ª Conferência Anual & Expo da Associação de Educadores Internacionais – NAFSA, que acontece esta semana em Denver, no Colorado (EUA).
“Em eventos desse porte, buscamos potencializar ainda mais a divulgação do destino Brasil também para outros segmentos. O mercado educacional ocupa uma posição estratégica para o País e acaba contribuindo para fortalecer a nossa imagem positiva no exterior”, enfatiza Parente. Somente em 2014, 100 mil estudantes estrangeiros desembarcaram no País para realizar estudos, segundo dados do Ministério do Turismo.
Parente ressalta ainda a realização de press trip para jornalistas do Reino Unido e da Alemanha, ocorrida em maio, que divulgou programas oferecidos a estudantes internacionais pelo trade brasileiro. “Os programas de intercâmbio são essenciais para estabelecer fortes vínculos entre a comunidade acadêmica internacional e o Brasil, ampliando as possibilidades ao turista internacional no nosso País”, explica.
Nos últimos 10 anos, o gasto de estudantes estrangeiros no Brasil aumentou 147%, segundo dados do Banco Central. Em 2014, os intercambistas investiram 150 milhões de dólares em programas educacionais, culturais e esportivos no País. De acordo com o Estudo da Demanda Internacional do Ministério do Turismo, Estudos e Cursos representam 1,8% da motivação internacional de viagens ao Brasil.
Estande Brasil
No estande da Embratur, o slogan Come and Study in Brazil chamou a atenção de expositores e possíveis parceiros para as ações do órgão. “O Instituto apresentou vídeos institucionais, divulgou materiais explicativos sobre intercâmbio e consolidou contatos com os mais importantes parceiros neste segmento”, destaca o chefe de Divisão da Coordenação Geral de Segmentos Turísticos, André Netto, que acompanhou a Conferência.
As ações da Embratur na NAFSA foram fruto de parceria com a Associação Brasileira de Educadores Internacionais (FAUBAI), a Brazilian Language & Travel Association (BELTA), o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão Fullbright Brasil. O evento reúne, até amanhã (3), mais de 11 mil profissionais da área de educação de 100 países.