22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

EMBRATUR quer trazer mais estudantes americanos ao Brasil

Instituto participará da Conferência Anual & Expo da Associação de Educadores Internacionais no Colorado

Divulgadores da Embratur e parceiros pousam para foto durante a NAFSA 2014

Come and Study in Brazil. Esse é o slogan que constará no estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na 68ª Conferência Anual & Expo da Associação de Educadores Internacionais – NAFSA. O evento acontecerá de 29 de maio a 3 de junho em Denver, no Colorado (Estados Unidos). As ações para trazer mais intercambistas ao Brasil são fruto de parceria da Embratur com a Associação Brasileira de Educadores Internacionais (FAUBAI), a Brazilian Language & Travel Association (BELTA), o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão Fullbright Brasil.

“Esse segmento ocupa uma posição estratégica para o País, pois contribui diretamente para fortalecer a nossa imagem positiva. Os estudantes vêm ao Brasil para estudar, mas também para conhecer a nossa identidade cultural e nossas belezas naturais”, destaca o presidente substituto do Instituto, José Antônio Parente.

Segundo ele, a promoção do Brasil como destino educacional incrementa a entrada de turistas e divisas, diversifica a oferta turística e estabelece fortes vínculos entre atuais e potenciais formadores de opinião, a comunidade acadêmica internacional e o Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, somente em 2014, 100 mil estudantes estrangeiros desembarcaram no País para realizar estudos.

Por cinco dias, a NAFSA deve reunir mais de 11 mil profissionais da área de educação internacional de 100 países. Na programação, estão previstos workshops, pavilhão de exposição com mais de 400 expositores, conferências, sessões sobre intercâmbio educacional e oportunidades de networking.

O estande do Brasil contará com a participação de 14 instituições de educação superior (UniEVANGÉLICA Centro Universitário de Anápolis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, Instituto INSPER, Universidade Paulista – UNIP, Universidade Federal do ABC – UFABC, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, representando 7 universidades desse Estado; Universidade Tiradentes – UNIT) e a agência de turismo educacional (Campus Brasil).

Além de apresentar o Brasil como destino de estudos e intercâmbio, os expositores poderão estabelecer e consolidar contato com os mais importantes parceiros neste segmento e negociar acordos de cooperação. Em paralelo à feira, a FAUBAI realizará uma recepção para convidados que contará com a apresentação da Orquestra Jovem de Diamantina. Serão 10 músicos apresentando repertório de Tom Jobim.

Dados do setor

De acordo com estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2013, o fluxo mundial de estudantes estrangeiros foi de mais de 4 milhões e a projeção é que haverá 8 milhões de estudantes até 2025. Os asiáticos são os que mais viajam ao exterior por motivos de estudos. Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Austrália, o Canadá e o Japão são os países que mais recebem estudantes estrangeiros.

Brasil: 15º destino que mais recebe estudantes

A publicação Open Door do Institute of International Education (IIE) divulgou ranking de 25 países em que o Brasil é o 15º destino que mais recebe estudantes universitários do país norte-americano. Mais do que uma robusta fonte de receitas, investimentos em infraestrutura para estudantes estrangeiros são encarados como uma importante estratégia de influenciar o mundo e promover a cultura nacional.

Nos últimos 10 anos, o gasto de estudantes estrangeiros no Brasil aumentou 147%, segundo dados do Banco Central. Em 2014, os intercambistas investiram 150 milhões de dólares em programas educacionais, culturais e esportivos no País. De acordo com o Estudo da Demanda Internacional do Ministério do Turismo, Estudos e Cursos representam 1,8% da motivação internacional de viagens ao Brasil.

Mercado norte-americano

Entre os investimentos da Embratur no mercado norte-americano, o 2º maior emissor de turistas ao Brasil, que enviou 575.796 mil pessoas em 2015, destaca-se a promoção dos destinos brasileiros e de oportunidades comerciais durante feiras internacionais, a realização de press trips com a imprensa local e workshops para agentes de viagens.

 

 

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles