Instituto apresenta trabalho de promoção e divulgação da ação que integra roteiros, como Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Bruno Reis participa de reunião com representantes do Projeto Brasil Central em Brasília (DF)
Com o intuito de conquistar mais visitantes e fortalecer o turismo na região Centro-Oeste, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou nesta segunda-feira (23) de reunião proposta pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que está à frente do Projeto Brasil Central de Turismo. A ação, uma parceria entre as unidades nos estados envolvidos – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a capital Brasília – e as secretarias de Turismo, prevê a oferta de pacotes integrados de visitação à região.
O coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da autarquia, Bruno Reis, esteve presente apresentou pontos estratégicos baseados em ações de promoção internacional para incrementar o turismo nesta parte do país.
“A Embratur aposta na integração de roteiros, como faz com a Rota das Emoções, que engloba os estados do Maranhão, Ceará e Piauí. Estamos de portas abertas para compartilhar experiências de divulgação que ajude na comercialização do fluxo de passageiros para a região do Brasil Central”, disse Bruno.
Durante a reunião, o coordenador citou o trabalho de inteligência comercial do Instituto, realizado por meio dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que fazem o mapeamento do mercado, fornecem informações com os perfis dos turistas internacionais e mantêm relacionamento com o trade turístico dos países. De acordo com Bruno Reis, nos últimos anos, quase 2 mil operadores receberam os executivos dos EBTs, que compila detalhes do mercado.
“Essa proposta de integração realmente funciona. É uma oportunidade que envolve toda a cadeia turística, como o pequeno empresário. Queremos contribuir com a implementação do projeto para que a comercialização seja efetivada”, destacou o representante da Embratur.
Projeto Brasil Central – O projeto tem o objetivo de posicionar o Brasil Central como destino turístico integrado e de qualidade nos cenários nacional e internacional, promovendo, de forma inovadora, o acesso a mercados para o público-alvo, em busca de maior competitividade do destino e favorecendo o desenvolvimento turístico regional sustentável. Um dos pontos centrais é apresentar aos operadores de turismo e as agências, para comercialização de pacotes integrados na região.
A capacitação das empresas e dos profissionais é um dos pilares estratégicos do projeto. Por isso, cerca de 800 empresas de pequeno porte receberão apoio. Serão 200 estabelecimentos de cada uma das quatro unidades federativas — DF, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto prevê ainda um portal na internet com informações sobre a região.