_Destaque

Mart – Mercado Aberto de Turismo Brasília acontecerá em 19 de Abril

Acontecerá em Brasília no próximo dia 19 de abril de 2016 o MART – Mercado Aberto de Turismo de Brasília, que conta com a organização dos profissionais: Élcio Vieira (Sanchat Tour), Márcio Bessa (Interglobe Tours), Regina Barros (West Central) e Zilmar Júnior (Affinity Travel). Trata-se de um evento que contará com cerca de 25 fornecedores que estarão apresentando seus produtos e novidades aos agentes de viagens em mesas de negócios.

O Evento acontecerá no Hotel Culliman no Setor Hoteleiro Norte das 14 ás 20 hs, e contará com diversos sorteios e também teremos a presença de agentes de viagens de Goiânia.

Sobre o evento, o VoeNews conversou com Élcio Vieira que já havia organizado na década passada evento com este nome em Brasília e que na ocasião foi muito bem recebido pelos profissionais, e neste neste momento Élcio viu a necessidade de retomá-lo para que exista uma maior aproximação entre agentes de viagens e fornecedores num ambiente descontraído e informal, que é o propósito do Mart – Mercado Aberto de Turismo.

VOENEWS: O que é o Mart – Mercado Aberto de Turismo ?

Élcio Vieira: O Mart nasceu a muitos anos atrás, na ocasião foi uma criação minha, do Klaus e do Bráulio, nos trabalhávamos em empresas distintas, sendo eles na área de representação de hotéis e eu numa operadora turística, e nos juntamos com a finalidade de criar algo para o mercado de Brasília, assim como já existiam em outros lugares e que possibilitasse movimentar o mercado.

A intenção era que nos possibilitássemos que os agentes de viagens tivessem um evento local que permitisse num ambiente agradável um contato direto com os fornecedores.

VOENEWS: Para essa nova edição do Mart quem serão os fornecedores que estarão presentes apresentando seus produtos aos agentes de viagens ? teremos empresas de fora ?

Élcio Vieira: Nesta retomada do Mart as empresas que participarão são locais, claro que teremos também empresas que são de São Paulo-SP mas tem filial em Brasília, como é o caso da Visual Turismo, MMT Gap Net, Advance entre outras.

VOENEWS: Quando aconteceu a última edição do Mart em Brasília, nesta nova edição quem são os responsáveis pela organização do evento ?

Élcio Vieira: A última edição aconteceu em 2003 e neste momento, retomamos com duas pessoas que faziam parte desde o início, no caso eU o Márcio Bessa, e temos também a importante participação do Zilmar Jr. da Afinitty e Regina Barro da West Central.

VOENEWS: E qual são as perspectivas para o evento que está ressurgindo ?

Élcio Vieira: Na verdade queremos fazer do Mart não só um simples evento feira, queremos institucionalizar o Mart para que ele ocorra o ano inteiro com treinamentos, reunião das empresas para que seja possível reduzir custos para levar informações e capacitações aos agentes de viagens.

VOENEWS: Qual será a periodicidade do evento e em que momentos eles acontecerão ?

Élcio Vieira: A ideia é realizar dois eventos no ano, sendo uma edição no primeiro semestre, logo após a WTM-Braztoa, de forma que as operadoras associadas a Braztoa já tenham seu material pronto para participar de maneira atualizada no Mart, e o outro após a feira da ABAV que por ser um grande evento também teremos as empresas devidamente atualizadas> Então independentemente de qualquer outra feira que aconteça em Brasília nos estaremos respeitando este calendário.

Nosso compromisso é ter o evento sempre presente em Brasília em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre.

VOENEWS: Qual a quantidade de fornecedores que participarão do Mart que acontece daqui a 10 dias aproximadamente ?

Élcio Vieira: Estamos cientes que que esta primeira edição está acontecendo de forma repentina, mas a nossa intenção é que o agente de viagem possa restabelecer a conexão junto aos fornecedores, então nós tínhamos esta urgência, principalmente devido aos problemas que tivemos com várias operadora em Brasília que até encerraram suas atividades. Então precisamos mostrar que isto ficou pra trás e que as operadoras que aqui estão querem estar próximas e tem condições de suprir as necessidades do mercado. E mesmo que esteja acontecendo de forma repentina, podemos afirmar que está acontecendo de uma maneira muito organizada.

Temos até agora cerca de 25 empresas que estarão expondo os seus produtos, e nossa ideia e ter entre 30 e 35 empresas para as futuras edições.

VOENEWS: Qual será o formato do Mart, Work Shopp, Rodada de Negócios, Feira de Turismo ? enfim como funcionará o Mercado Aberto de Turismo ?

Élcio Vieira: A diferença do Mart para qualquer outra feira de turismo é que possibilitaremos que o agente de viagens tenha chances de conversar com os fornecedores livremente, que possa fazer negócios nas mesas daqueles que estarão expondo, estaremos praticamente com um balcão de negócios livre, onde os agentes poderão ficar a vontade para escolher com quem conversar e sem estipularmos tempo para isso.

Teremos também salas de treinamentos, pois uma das funções do Mart é justamente oferecer capacitação, e mesmo que estejamos trabalhando num modelo enxuto, temos a preocupação de fazer este elo entre agente e fornecedores.

As salas de treinamento serão acessíveis a todos os fornecedores que mediante um agendamento prévio poderão oferecer ao público o seu produto, e os agentes de viagens não serão obrigados a participar, eles escolherão o que interessa e decidirão quais treinamento participar.

VOENEWS: Mas o número de 25 fornecedores é relativamente alto para se ter treinamento de todos os produtos, existem pré-determinados quem fará capacitações durante o evento ?

Élcio Vieira: Na verdade não existe pré-determinado pelo Mart que todos deverão oferecer treinamento, de forma que nem todos devem querer utilizar a sala e podem preferir fazer o treinamento individual, pois trata-se de um evento rotativo e cada um terá sua mesa para apresentar seus produtos.

Então a sala que é voltada a capacitação deverá ser utilizada principalmente por aqueles que deseja fazer uma apresentação mais didática e elaborada para um grupo de pessoas.

VOENEWS: Quanto ao horário do Mart que será de 14 ás 20 hs, qual foi o determinante para definição do mesmo ?

Élcio Vieira: A nossa intenção é possibilitar que todos os agentes de viagens participem do evento, de forma que as empresas maiores que tem uma quantidade maior de funcionários consigam fazer um rodízio no decorrer do dia e as empresas menores possam após ao término do expediente irem para o evento, o horário abrangerá justamente a todas as necessidades.

É possível pra os agentes até mesmo tirar o horário de almoço um pouco mais tarde e ir ao evento e se desejar retornar mais tarde.

VOENEWS: O Mart terá a realização de sorteios ? caso tenha, é muito comum só receberem os prêmios que estiver presente, não seria uma injustiça com aqueles que visitaram o evento mas não poderão ficar até o final?

Élcio Vieira: A pergunta é excelente e isto foi um dos pontos discutidos pela organização do evento, e definimos que mesmo os sorteios acontecendo ao término do evento, todos aqueles que visitaram, que participaram e deixaram seus cartões de visitas e venham a ser sorteados serão os ganhadores de fato e direito, independente de estar ou não no local do evento a premiação será entregue ao ganhador.

Isto se dá porque o formado do evento não pode obrigar que os agentes de viagem cheguem as 14 hs e fiquem até as 20 hs para poder participar dos sorteios que acontecerão.

É importante também ressaltar que durante o evento estaremos também fazendo uma atualização cadastral, de forma que os profissionais deverão estar informando nome, agência e e-mail que serão utilizados para que os fornecedores possam estar enviando novidades, informações e campanhas de vendas para conhecimento de todos.

VOENEWS: Além dos agentes de Viagens de Brasília e entorno teremos pessoas de outro mercado ?

Élcio Vieira: Sim, teremos uma caravana com quarenta agentes de viagens que virão de Goiânia para prestigiarem nosso evento, e este é um dos motivos que nos fez repensar as premiações e os sorteios mesmo para quem não estiver presente, pois no caso de Goiânia provavelmente eles deverão sair um pouco antes do término para que cheguem em sua base em horário tranquilo para se dirigirem ás suas residências.

VOENEWS: O MART terá alguma festa de encerramento, de forma que o agente de viagens que visitou a feira mais cedo opte por voltar para o término do mesmo ou isso não está previsto ?

Élcio Vieira: Como falamos anteriormente, estamos procurando manter a informalidade do evento, de forma que o agente pode ficar a vontade para permanecer no evento e até mesmo retornar dentro das suas possibilidades, mas diferentemente dos outros eventos não está previsto nenhuma festa de encerramento.

Estaremos realizando durante o evento alguns coffee breaks onde será possível conversar e confraternizar tanto com os colegas agentes de viagens quanto com os fornecedores.

Esse é o formato do evento, mesas de negócios que possibilite a conversa entre os fornecedores e o público, e o Mart será sempre realizado dentro de hotéis parceiros, e oferecendo aos agentes o que o hotel pode oferecer.

Também procuramos minimizar os custos para os participantes, de forma que temos uma finalidade forte, um formato informal, com sorteios e muito negócios, mas nada gigantesco e trabalharemos com um formato de feira de negócios onde todos saem ganhado e a interação seja possível.

VOENEWS: Gostaria que você finalizasse convidando os agentes de viagens para o evento, principalmente falando porque vale a pena tirar um pouco do seu tempo para participar e motivos para acreditar no Mart – Mercado Aberto do Turismo que após vários anos volta a fazer parte do calendário de eventos de Brasília ?

Élcio Vieira: Primeiramente gostaria de agradecer ao VoeNews que não só no Mart mas em todos os momentos está prestigiando e valorizando o nosso mercado, pois é prazeroso poder acessar o Portal e ver que encontramos pessoas que são nossas, que são do nosso convívio, não é um veículo onde só encontramos pessoas de São Paulo ou do Rio de Janeiro, então aproveito a oportunidade para agradecer o VoeNews, e deixar claro que não poderíamos fazer este evento sem a participação desse veículo que é nosso, e tem grande importância pro nosso mercado.

O meu convite para os agente de viagens neste momento e dizer que ele estará indo a um evento dele, ele está indo á casa dele, ele está indo buscar em Brasília informações importantes e atualizadas que com certeza irá engrandecer ainda mais o seu portifólio de produtos, vai permitir trabalhar a sua criatividade, pois neste momento difícil é muito importante sermos criativos e buscar novas alternativas para superar as adversidades.

Então os agentes encontrarão no Mart produtos novos que os fornecedores estão preparando para que possamos sair do trivial e levar alternativas para os profissionais do turismo.

Convido a todos os agentes de viagens a estarem presentes, a prestigiar um evento que é da nossa cidade e que propositadamente procuramos realizar numa data próximo a um feriado onde acreditamos que estejamos de certa forma mais tranquilos para nos deslocarmos para fazer deste evento um sucesso.

Aproveito para ressaltar que o Mart voltou também por termos consciência de que o incentivo e investimento para que nossos profissionais participem de grandes feiras está bem reduzido, e muitas vezes inviabilizam a ida dos agentes de viagens. Então nós queremos trazer as empresas e fornecedores para Brasília, e apresentar aos agentes de viagens os melhores produtos sem que os mesmos tenha que investir valores hoje escassos para poderem ter acesso a essas informações.

Fica o convite para participar deste evento que não é de nenhuma empresa específica, mas de um conjunto de empresas, e que a peça mais importante desta engrenagem é justamente o agente de viagens, pois sem ele não existiria a necessidade de organizarmos o evento. Tudo o que estamos fazendo é voltado aos agentes de viagens.

Não poderia deixar de agradecer ao Márcio Bessa (Interglobe Tours), Regina Barros (West Central) e Zilmar Jr. (Afinitty) por acreditarem e estarem participando deste evento que veio para ficar.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo