A atividade é impactada pela comercialização de produtos a visitantes internacionais, gerando emprego e renda para comunidades de norte a sul do País
Cerca de 10 milhões de artesãos movimentam a economia brasileira
A Espanha está de olho no artesanato brasileiro. É o que apontou a publicação espanhola Expreso – Diario de Viajes y Turismo, em sua última edição. A revista, que destaca o melhor do turismo internacional há mais de 20 anos, garante que a cultura brasileira, principalmente por meio do artesanato, é fator motivador para as viagens dos espanhóis ao Brasil, ficando atrás somente do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis) viajou para o Brasil em 2014, por esta razão”, destaca a Expreso.
“A arte e a cultura de um povo são os seus maiores bens, e o incentivo a essa produção artesanal impulsiona as economias de base local”, afirma Gilson Lira, presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo ele, a Embratur investe, constantemente, nesse segmento como fator diferencial no mercado turístico mundial no Brasil.
Ao destacar isoladamente cada região do Brasil, a publicação conta que, “de norte a sul do País, o artesanato brasileiro tem características diferentes, cada um com influências e matérias-primas próprias de cada região. As pessoas são criativas […] e comercializam seus produtos em diferentes áreas, tais como feiras, mercados ou ofício”. A revista informa ainda que, com a venda de suas criações para os turistas, os artesãos impulsionam a economia local, gerando emprego e renda não só para sua família, mas para toda a comunidade.
De acordo com a mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Maria Edny Silva Lemos, o artesanato tem apresentado ritmo de expansão acelerado, constituindo-se como uma atividade econômica com grande potencial. “Atualmente, 10 milhões de artesãos movimentam a economia local. Por isso, trabalhamos para aperfeiçoar a difusão da cultura como uma ferramenta de promoção do País no exterior”, enfatiza Lira. Nas feiras internacionais, em parceria com os estados, o artesanato brasileiro é amplamente divulgado, e também comercializado. “Além disso, importantes parcerias são firmadas nessas feiras”, informa.
Lei regulariza a profissão
Em 19 de março deste ano, Dia Mundial do Artesão, esses profissionais tiveram um motivo a mais para comemorar. Foi a primeira celebração da data após a regulamentação da profissão, em 22 de outubro de 2015. A lei 13.180, estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, além de oferecer o direito à carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação.
Parcerias com a Espanha
Os espanhóis são o 6º maior emissor de turistas europeus para o Brasil, conforme o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo. Em 2014, 166.759 visitantes deste País estiveram em terras brasileiras. A Embratur efetuou, neste 1º trimestre de 2016, importantes ações para potencializar este mercado. Dentre elas, estão: capacitação para 1.000 agentes de viagens espanhóis, parcerias com o trade, encontros bilaterais com o governo espanhol e reunião com representantes da OMT (Organização Mundial do Turismo) durante a maior feira de turismo da Espanha, a Fitur.
De olho na Olimpíada e Paralimpíada
Foi inaugurado no dia 10 de março, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). De olho na Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, o objetivo do Sebrae foi ter um espaço para servir de vitrine da produção de qualidade da arte popular brasileira e como local de treinamento e qualificação dos empreendedores do setor.