GOVERNO

Comitê do Ministério do Turismo vai fortalecer turismo de pesca

O Ministério do Turismo criou um comitê para identificar, ordenar e fortalecer a relação entre as atividades de pesca e aquicultura e o turismo no Brasil. O Comitê é composto por membros do Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O grupo tem 90 dias para concluir os planos de ação.

Para praticar a pesca, o Brasil tem disponível um litoral de mais de 8 mil km de extensão e mais de 12% de toda a água doce do mundo. Ao todo, são mais de 4 mil espécies de peixe no país. A pesca oceânica é praticada principalmente da Bahia até Santa Catarina e entre os peixes comuns no litoral brasileiro estão o marlin, o xaréu e o espadarte.

Em rios, a pesca esportiva pode ser praticada nos 35 mil km de cursos navegáveis e nos 9 mil km de margens reservatórios. Entre os peixes típicos de rios brasileiros estão o tucunaré, o pacu e o dourado. Os estados onde são mais comuns a pesca esportiva são: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.

A pesca esportiva movimenta cerca de U$ 40 bilhões por ano nos Estados Unidos, mas no Brasil, ainda não se sabe o montante movimentado. Segundo dados do extinto Ministério da Pesca, o país tem um milhão de adeptos ao esporte e realizou 140 torneios no último ano.

Em maio de 2015, foi firmado um acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e o extinto Ministério da Pesca para fortalecer o segmento de turismo de pesca; identificar destinos e roteiros turísticos relacionadas ao segmento; avaliar conflitos decorrentes da pesca profissional e amadora; e o mapeamento do perfil dos turistas nacionais e estrangeiros que viajam motivados pela pesca.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo