Segmento representa 1,9% do total de vendas da Abracorp
O segmento de locação de veículos nacional apresentou crescimento no ano de 2015, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Em relação às diárias, as associadas obtiveram um aumento de 27,4%, passando de R$ 1,486 milhões em 2014 para 1,893 milhões em 2015. Já, no que se refere às vendas, as agências corporativas obtiveram uma variação positiva de 1,6%, crescendo de R$ 183,5 mi milhões para R$ 186,4 mi em 2015.
Ainda segundo o estudo, as diárias médias apresentaram uma queda de 20% no período. “As associadas Abracorp mantiveram o desempenho crescente em relação ao segmento de locação de veículos nacionais, principalmente quanto às diárias, que registraram 27,4% de aumento, e nas vendas internacionais, que cresceram 35,9%”, afirma Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp.
A Movida apresentou um crescimento de 272% nas locações do segmento corporativo, seguida pela Unidas (45,2%), Localiza (20%), Avis (1,3%), Outras (-22,6%) e Hertz (-30,8%). Já, em relação às vendas, a Movida também foi a que mais cresceu, com 211,6%, seguida pela Unidas (12,8%), Localiza (-4,5%), Outras (-21,8%), Avis (-26,1%) e Hertz (-27,2%).
Quanto ao market share, o levantamento realizado pela Abracorp indica que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis no mercado corporativo para viagens nacionais, respondendo por 55,4% da participação nas vendas, seguida pela Movida (15,5%); Outras (11,8%); Hertz (9,4%).
No segmento de locação no mercado internacional, a liderança é da Hertz (43,4%), seguida de Outras (28,6%) e da Avis (27,3%). Fato positivo aqui é que há sinais de que as associadas Abracorp têm ampliado esforços para que a locação atinja níveis de participação similares aos Estados Unidos. “Estamos mais próximos do mercado norte-americano, onde a locação representa em torno de 4,5% do total dos gastos com viagens corporativas”, analisa Schwartzmann.