VOENEWS: Gostaria que nos informasse se este evento que está acontecendo aqui em Brasília é uma ação pontual ou se está acontecendo em outros estados do país ?
Daniel Marchante: Trata-se de uma ação que está inserida no nosso Road Show que está sendo realizada nas principais cidades brasileiras, iniciamos em São Paulo no dia 19/01, fomos para Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e após Brasília iremos ao Rio de Janeiro.
Todos os anos fazemos esse tipo de trabalho, além de outros, em formatos menores como café da manhã e happy hour que são apesar de terem um público menor também tem grande importância para nós.
VOENEWS: Vocês tem vários parceiros no Brasil que comercializam seu produtos, então gostaríamos de saber porque a escolhida para realizar esta ação em Brasília foi especificamente a West Central Operadora ?
Daniel Marchante: Infelizmente o ano de 2015 foi bastante complicado para o mercado de turismo em virtude da crise econômica que se isntalou no Brasil e algumas das empresas de Brasília que comercializavam o produto Lusanova encerraram suas atividades.
Como a West Central havia encerrou um contrato com a Abreu e assinou com a Lusanova, iniciamos uma nova parceria que foi bom para ambas, nós perdemos algumas distribuidoras mas em compensação firmamos um acordo com a West Central que terá exclusividade na distribuição dos produtos Lusanova nos mercados de Brasília e Goiânia.
VOENEWS: Como a Lusanova vê a importância do mercado de Brasília no cenário nacional para a comercialização do seu produto ?
Daniel Marchante: São vários os motivos que fazem de Brasília e Goiânia mercados muito importantes para nós, o cliente é diferenciado e tem um alto nível de exigência, e isto se dá devido ao seu alto poder aquisitivo, pois o mesmo está disposto a pagar o valor do produto mais exige que a prestação do serviço seja a contento.
Além disso trata-se de uma praça que tem muita capacidade de formatação de grupos. É muito comum as pessoas se reunirem para fazer roteiros na Europa e esses fatores abrem bastante possibilidades da Lusanova crescer ainda mais nestes mercados.
VOENEWS: Muito se fala na crise econômica do país e da alta do dólar, e estamos vendo a Lusanova realizando uma série de eventos pelo Brasil. Gostaria que nos falasse um pouco dessas ações que estão realizando neste momento difícil da nossa economia.
Daniel Marchante: Acreditamos que devemos investir, principalmente porque temos nosso mercado principal que é Portugal e em 2011 começou uma grave crise financeira no nosso país e nós acreditamos que se você conseguir atravessar o rio e chegar na outra margem você sobrevive, e a história é esta, é continuar lutando, manter as parcerias e continuar divulgando os seus produtos, para que quando chegar o início da recuperação você está pronto para prestar um atendimento de qualidade e aumentar o seu volume de vendas.
VOENEWS: E qual seria o diferencial da Lusanova para continuar investindo e apostando no futuro do Brasil neste momento ?
Daniel Merchante: O fato de atuarmos no mercado com capital próprio e não de terceiros nos faz acreditar e nos permite investir.
Estaremos inclusive fazendo investimento em marketing e publicidade em jornais locais e ações de mídias para quando o passageiro entrar na agência o mesmo já informe ao atendente que conhece os produtos da Lusanova e que já buscou informações sobre a empresa e que por tratar-se de uma empresa de confiança deseja adquirir o produto.
VOENEWS: Eu fui muito específico quando falei da atuação da Lusanova em Brasília e Goiânia, então gostaria de retificar a pergunta e ampliá-la para o Brasil como um todo. Como Brasil país se classifica entre países em importância nas vendas para a Lusanova ?
Daniel Merchante: O Brasil está muito bem colocado, podemos afirmar que vem em grande desenvolvimento a nível de turismo nos últimos dez anos, principalmente devido muitos consumidores terem aumentado o seu poder aquisitivo e atingiram á classe média, isto colaborou para o aumento significativo o número de pessoas que passaram a viajar para a Europa.
Devido a fatores como estes, a Europa turística a cerca de 3 anos atrás era praticamente dominada pelos brasileiros, os russos e os chineses que eram justamente os países emergentes que estavam dando sustentabilidade, movimentando a hotelaria com muitos passageiros, uma vez que estavam escassos os americanos, canadenses e japonês.
VOENEWS: Então só pra finalizar, em Brasília e Goiânia produtos da Lusanova somente com a West Central ?
Daniel Marchante: Isto mesmo, a West Central é a nossa única distribuidora nessa região, não trabalhamos com representantes, somente com distribuidores e Brasília e Goiânia e com a Regina Barros e sua equipe.