Fonte: Anna Gleksman / TravelMarket Report
Na era da tecnologia, reservar viagens online é uma escolha simples para os viajantes. Ainda assim o negócio dos agentes de viagens nos Estados Unidos foi de vento em popa no último ano — A ASTA – Sociedade Americana de Agentes de Viagens – reportou que mais da metade dos seus associados teve um aumento no número de clientes, de transações e de receita em 2014 em relação a 2013, e a expectativa é fechar 2015 com lucro 12% maior.
Aqui vão dez motivos que justificam que do ponto de vista do cliente, a ajuda do agente de viagens é fundamental:
1. Responsabilização
Os agentes de viagens respondem a um chefe ou eles próprios são o chefe e são pessoas reais com quem os clientes podem falar para resolver as coisas
2. Conhecimento
Os agentes de viagens trabalham nisso há anos e sabem todos os prós e os contras. Indo para a Europa pela primeira vez? Ao invés de decidir para onde ir baseado em comentários anônimos de um website, converse com alguém que vive disso e sabe do que está falando.
3. Mais pelo seu dinheiro
Ao reservar uma viagem cara, os viajantes querem ver tudo e vivenciar o que a cidade tem de melhor a oferecer. Um agente de viagens pode garantir que os dólares dos viajantes rendam mais se que eles não percam aquele restaurante fantástico descendo a rua, ou o evento especial que está acontecendo no dia em que eles estão na cidade. Um agente de viagens sabe para onde ir e quando.
4. Definindo um Itinerário
Embora algumas pessoas gostem de “improvisar,” o agente de viagens pode fornecer um cronograma claro do que estará acontecendo diariamente, e manter registros claros de tudo o que está incluso na viagem.
5. Orçamento
Um agente de viagens pode ajudar a mapear exatamente quanto uma viagem vai custar, para que não haja surpresas. Aquela excursão da segunda-feira inclui almoço, por exemplo, ou você precisa comprar o seu? Vale a pena comprar o pacote de bebidas a bordo do cruzeiro, ou pagar adiantado a excursão? Um agente de viagens pode orientá-lo e economizar seu dinheiro.
6. Seguro
Coisas acontecem. Um agente de viagens pode oferecer seguro de várias formas, desde garantir que o hotel é seguro e a empresa fazendo a excursão não vai roubar um viajante, até aconselhar de fato sobre quais apólices de seguro são necessárias, desde cancelamento de viagem até emergências médicas. Eles também se asseguram que os viajantes tenham a documentação de viagem correta, para que eles não acabem perdendo o avião ou o navio. E quando as coisas saem erradas, os agentes de viagens possuem os recursos e contatos para colocar os viajantes no topo da fila.
7. Recursos
Na ponta dos dedos os agentes de viagens têm ao seu dispor recursos que um viajante simplesmente não têm. Sim, nós temos a internet, mas ainda há tantas coisas desconhecidas, especialmente em lugares que ainda não foram descobertos.
8. Exclusividade
Vamos falar a verdade, todos nós queremos ser um pouquinho diferentes. Um agente de viagens conhece os destinos e o que há de novo por lá – e com frequência conseguem colocar o cliente para dentro. Através de suas parcerias, eles frequentemente conseguem brindes para seus clientes que vão de uma bebida grátis até uma entrada exclusiva para um evento importante.
9. Economia de tempo
Gastar horas e semanas pesquisando a viagem perfeita pode ocupar um tempo imenso de uma semana muito ocupada de trabalho. Um agente de viagens vai dedicar um pouco de tempo conhecendo seu cliente e o que ele procura, para então organizar todo um esquema de férias personalizado para ele.
10. Influência
Não consegue reservar um quarto em um lugar que você queria muito? Alguém aderiu à viagem no último minuto, mas todos os quartos estão ocupados? Sem problema. Os agentes de viagens levam anos desenvolvendo relações de longo prazo, e as agências de viagens entendem o quanto é importante para elas fazer negócio novamente. Os agentes de viagem têm influência na maioria das empresas de hotelaria e resorts, e maior chance de conseguir aquilo que querem do que um consumidor individual.
Resumindo, se você nunca consultou um agente de viagens, está perdendo a chance de economizar tempo e de ter menos aborrecimentos—e, com frequência, economizar dinheiro também.