24.2 C
Brasil
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Homem-bomba provoca explosão em área turística de Istambul deixa dez mortos

Ao menos dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas em uma forte explosão que aconteceu nesta terça-feira (12) em Istambul, na região de Sultanahmet, próxima à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia, importante área turística da maior cidade da Turquia, de acordo com informações oficiais da Prefeitura de Istambul.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou em pronunciamento que a explosão foi provocada por um homem-bomba sírio. Entre os mortos estão oito estrangeiros, a maioria alemães.

A explosão aconteceu por volta de 11h no horário local (7h em Brasília) e pôde ser ouvida a mais de um quilômetro de distância, como constatou a agência Efe, mas suas causas ainda são desconhecidas.

A região tem alta concentração de monumentos históricos e é visitada diariamente por milhares de turistas. Várias ambulâncias e policiais foram enviados ao local. Imagens divulgadas por canais de TV mostram vários corpos no chão e o deslocamento de vítimas a hospitais.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de crise a ser realizada em Ancara, capital do país. Os principais responsáveis pela segurança, como o ministro do Interior, Efkan Ala e o chefe dos serviços secretos, Hakan Fidan, foram chamados.

Um hotel estaria em chamas em outra região da cidade, no bairro de Maltepe, mas não há confirmação de ligação do incêndio com a explosão.

“O chão tremeu”
A explosão foi tão forte que chegou a ser ouvida em bairros vizinhos.

“O chão tremeu, havia um cheiro forte que queimou meu nariz”, disse a turista alemã Caroline à agência AFP. “Comecei a correr com minha filha. Nós entramos em um prédio nas proximidades e ficamos lá por meia hora. Foi realmente assustador.”

A Turquia está em estado de alerta desde outubro de 2015, quando 103 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em explosões na estação de trens em Ancara. Duas bombas foram acionadas pouco antes do início de uma passeata em protesto à crescente onda de violência entre milícias curdas e forças do governo.

Nos últimos meses, o país vem registrando diversos episódios violentos por parte dos jihadistas do EI e também em confrontos entre militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e a polícia.

O PKK exige a independência do Curdistão, mas é considerado uma organização terrorista pela Turquia.

Nas últimas semanas, várias pessoas foram presas por supostas ligações com o EI e suspeita de estarem planejando ataques a Istambul.

Fonte: Oul

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles