No Aeroporto Juscelino Kubitschek, o número de passageiros aumentou 5% em relação ao período de festas do ano passado.
Apesar da crise, a concessionária Inframérica prevê que entre 10 de dezembro e 10 de janeiro, 1 milhão e 870 mil pessoas passem pelo terminal, que recebe voos domésticos e internacionais.
Os destinos mais procurados foram as cidades das regiões Nordeste e Sudeste.
O personal trainer Rodrigo Barreto levou a família do Rio de Janeiro para Brasília, na véspera de Natal. Com uma filha de cinco meses, ele preferiu a praticidade da viagem aérea.
Enquanto a quantidade de passageiros a bordo de aviões aumentou, o número dos que embarcaram em ônibus caiu cerca de 30%, em comparação com o fim de 2014.
A concessionária Socicam, que administra a Rodoviária Interestadual de Brasília, estima que 87 mil pessoas passaram por lá de quinta-feira (31) até esta segunda-feira (4).
O terminal liga a capital do país a mais de 100 destinos. Os mais procurados foram as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, São Paulo e Rio de Janeiro.
No fim de semana do Natal, 91 mil pessoas passaram por lá.
O professor Fernando Rocha mora em Brasília e planejava virar o ano no Rio. Devido à crise econômica, optou por visitar a família, em Formosa do Rio Preto, no interior da Bahia, e foi de ônibus.
Ficar hospedado na casa de parentes e amigos tornou-se uma tendência. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas, encomendada pelo Ministério do Turismo, indicou que 93% dos moradores de Brasília, que pretendiam viajar no fim do ano, escolheram destinos nacionais. Sendo que a cada dez turistas, pelo menos seis disseram que ficariam na casa de familiares, para economizar com a hospedagem.
TAGS
Voos