Luigi Botto, CEO da Argo, que já tinha funcionalidades para pagamento de despesas de viagens com cartão de crédito, agora possível também com cartão virtual
Em tempos de turbulência econômica, o cartão de crédito ganha espaço como meio de pagamento nas viagens corporativas. A tendência estimula empresas como a Argo a investir em soluções virtuais para dinamizar a gestão de transações nesta modalidade.
Desde julho deste ano, a companhia já disponibiliza aos seus clientes o Virtual Card Number (VCN), por meio de parceiros especialistas na solução, como a Conferma. Essa ferramenta permite às agências de viagem automatizarem o pagamento e garante a conciliação imediata dos dados da viagem com as transações feitas via cartão. Detalhes específicos da empresa pagadora, necessários para gerenciar as despesas, são capturados assim que uma reserva é confirmada. “O VCN já é uma realidade em outros países e traz velocidade nos processos e segurança no pagamento de despesas, além de reduzir significativamente a incidência de fraudes”, observa Luigi Botto, CEO da Argo.
Levantamento da Fundação GBTA, braço de pesquisa da Global Business Travel Association (GBTA), com gestores de 229 grandes multinacionais confirma a crescente adesão ao cartão de crédito virtual. Segundo a pesquisa, realizada em junho de 2015, o percentual de empresas que o têm como único meio de pagamento subiu de 13% para 20% em um ano. Entre as corporações que não trabalham com esta modalidade, 39% afirmam conhecê-la, contra 23% de 2014.
De acordo com a Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, 68% das operações de compra de bilhetes aéreos ao longo deste ano foram efetivadas com cartão de crédito. Quando analisadas as diárias hoteleiras, o número é de apenas 12%. “Mas o fato de boa parte das reservas hoteleiras e pouco mais de 20% de bilhetes aéreos ainda serem faturados reforça o potencial latente do modelo de virtual payment. Além de um crescente interesse dos fornecedores pelo uso do cartão, o maior risco de crédito nesse atual cenário da economia e a dificuldade para conciliação tornam a migração um processo natural”, acrescenta Botto.
Sobre a Argo
A Argo é líder no Brasil na gestão online de viagens, eventos e gerenciamento de despesas corporativas, englobando as empresas Argo IT, Connect-C e Travel Explorer. Com mais de 450 clientes licenciados, entre empresas e agências de viagens corporativas, e cerca de 2.700 companhias usuárias, desde 2006 vem se destacando com inovações e parcerias estratégicas. Está presente no Brasil, Argentina, Colômbia e México, além de operar em mais dez países. Suas ferramentas são adotadas por mais de 2,2 milhões de usuários ativos. Na relação de clientes figuram sete das principais travel management companies (TMCs) e 36% das 100 maiores companhias em atuação no Brasil listadas no ranking 2014 da Revista Exame.