_Destaque

Ratos invadem a Fontana di Trevi, em Roma, e aterrorizam turistas

Grupos de animais invadem o monumento todas as noites, segundo jornal.
A prefeitura de Roma disse que dará uma solução ‘o mais rápido possível’.

Ratos e mais ratos invadem todas as noites a famosa Fontana di Trevi, em Roma, e aterrorizam moradores e turistas, que falam de uma “deterioração sem fim” da cidade. A prefeitura romana alega que dará uma solução “o mais rápido possível”.

O município garantiu à Agência Efe que está em conversas com as empresas responsáveis pela limpeza desde que o problema foi denunciado no jornal “Corriere della Sera” e que as redes sociais e turistas testemunharam o que vem acontecendo.

O jornal fala em “ratos enormes, colônias de dez e até 20 exemplares” que a cada noite, na escuridão, tomam posse da fonte. “É um constante ir e vir de roedores de 20 centímetros de comprimento”, diz a publicação.

A fonte, em obras de restauração há mais de um ano, é invadida por ratos que “sobem pelas estátuas, se escondem debaixo de andaimes, correm pela praça” e aparecem “mortos” no monumento barroco mais célebre de Roma.
Os roedores “se tornaram moradores noturnos de um dos principais pontos da cidade” e deixaram “horrorizados” os turistas, que “tiram fotos para lembrar de uma Roma cada vez mais degradada”.
Relatos de turistas
Esta foi a desagradável surpresa que as espanholas Carmen e Elena encontraram ao visitar a fonte por volta das 23h de sábado após jantarem no centro, momento no qual viram “dois ratos cruzarem de lado a lado a base da fonte”.
Depois, na praça diante da fonte, “saiu um rato gigantesco”, disse Carmen à Agência Efe, impressionada com “o que acontece em uma capital da Europa e em um lugar turístico”.
Ninguém quer se sentar em uma praça e ver ratos, mesmo que estejam na Fontana de Trevi”
Simone, garçom em Roma
Esta foi “a terceira vez” que a jovem, que vive em Roma há dois meses, vê ratos na cidade, uma presença que ocorre, na sua opinião, pela “falta de higiene incrível”.
A jovem percebeu uma limpeza “muito deficiente” nas ruas, com casos como o de “três garrafas e uma casquinha de sorvete, que ficaram durante três semanas em um ponto de táxi diante do Coliseu sem que ninguém os recolhesse”.
Críticas ao prefeito
Os romanos também lamentaram a presença de roedores em um dos símbolos da cidade e compartilharam através das redes sociais críticas à gestão do prefeito Ignazio Marino.

“Roma, sempre pior”, comentou um usuário, enquanto outro respondeu que “pelo menos os roedores são cidadãos romanos e estão em sua casa, não como muitos turistas que sujam as ruas”.

Preocupados estão também os funcionários de restaurantes próximos, como Simone, garçom em um local diante da fonte e que disse que, “se o problema não for resolvido, os comerciantes estarão perdidos”.

“Ninguém quer se sentar em uma praça e ver ratos, mesmo que estejam na Fontana de Trevi”, afirmou.
Não é só um problema da administração pública. É evidente que as obras pioraram a situação, mas também os restaurantes e os turistas, com o lixo, têm culpa”

Por sua vez, a presidente da Associação de moradores do Centro Histórico de Roma, Viviana Piccirilli, ressaltou que se trata de um “problema preocupante” que ocorre devido ao grande “calor” e à “sujeira” da capital.

“Não é só um problema da administração pública. Os ratos saem porque faz calor, buscam água. É evidente que as obras pioraram a situação, mas também os restaurantes e os turistas, com o lixo, têm culpa. É um problema também de civismo”, acrescentou.

“Não é possível que haja um policial em cada esquina. O lixo não pode ser jogado em qualquer parte, é preciso ter mais respeito com os lugares delicados”, frisou.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo