O Instituto Estrada real também está presente na Convenção Schultz, e apresentou aos profissionais presentes no evento apresentaram esse belíssimo destino turístico aos presentes, com vídeos e fotos.
A história da Estrada real que tem mais de três séculos do descobrimento e foi uma das maiores reservas de ouro e diamante do mundo, onde a tamanha riqueza atraiu muita atenção e notícia que se espalho e fez com que vários caminhos surgissem ligando o litoral á região das minas.
Mediante este fato a coroa portuguesa teve que decretar caminhos legais com a devida fiscalização e controle sobre pessoas e mercadorias, e foi assim que surgiram as três primeiras estrada oficiais do Brasil que ligam Paraty, Rio de Janeiro e Tejuco (Diamantina) á região de Vila Rica (Ouro Preto).
O instituto Estrada Real que divulga esse belo destino é uma iniciativa do Sistema Fieg para que comunidades de 199 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro, possam se desenvolver por meio do turismo sustentável.
Desde 1999, o instituto promove e executa ações para diagnosticar os potenciais de cada região e prepara-las para a prática turística..