21.6 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Mais de 1,8 mil turistas ficam sem poder sair de navio durante protesto

Manifestação de pescadores impede trânsito de navios em Porto de Itajaí.
Alfândega não permite que os passageiros saiam, pois já foi feito embarque.

Mais de 1,8 mil turistas e cerca de 600 tripulantes estão sem poder sair do transatlântico Empress, operado pela Pullmantur, devido a um protesto de pescadores que ocorre no Complexo Portuário de Itajaí desde segunda-feira (5). A saída dos passageiros não é permitida pela alfândega, pois eles já fizeram o embarque. O cruzeiro deveria sair de Santa Catarina na tarde de segunda-feira (5), mas a embarcação permanece no rio Itajaí-Açu até o início da tarde desta terça (6).

Desde a manhã de segunda, nenhum navio sai ou entra no Complexo Portuário. Segundo o Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi), quase 200 barcos estavam no rio até a manhã desta terça. Os pescadores querem a revogação da portaria número 445 de 17 de dezembro de 2014, do governo federal, relacionada à proibição da pesca de espécies em extinção. Entre eles, estão peixes como garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias.
Desde o fim da tarde de segunda, os turistas não podem mais descer do transatlântico. O navio Empress, que tem capacidade total de 1877 passageiros e 645 tripulantes, está preparado para seguir viagem a qualquer momento. Porém, não se sabe quando o canal do Complexo Portuário será liberado. O próximo destino do cruzeiro seria Montevidéu, no Uruguai.

A Pullmantur afirma que ficou toda a madrugada no píer tentando resolver o problema. Nenhum funcionário foi autorizado a dar entrevista à equipe da RBS TV, contudo foi informado que há turistas querendo desistir do cruzeiro, desembarcar do navio e ir embora de avião, por exemplo. O navio tem 211 metros de comprimento e 31 de largura.

De acordo com a Capitania dos Portos, uma empresa especializada foi chamada nesta terça-feira para captar esgoto da embarcação, que deve ser jogado no mar, já que não pode ser despejado no rio.

Fonte: globo.com

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles