Mercado que cresceu cerca de 600% na última década no país, o turismo náutico deve contar com pelo menos 668 mil passageiros navegando pela costa brasileira na próxima temporada. Os dados são da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).
Para o período que vai de novembro de 2013 a abril de 2014, há 242 opções de roteiros. Entre as novidades, Fernando de Noronha voltará a receber cruzeiros marítimos, com um navio com capacidade para 700 pessoas. São previstas 21 escalas no arquipélago, com cruzeiros saindo de Recife, Natal, Fortaleza e João Pessoa.
O Brasil ocupa atualmente a sétima colocação no ranking mundial de transporte de passageiros em cruzeiros. A melhor temporada para o setor foi 2010/2011, quando este mercado teve um impacto de R$ 1,4 bilhão na economia brasileira.
Em relação aos anos anteriores, o setor teve ligeira queda — antes ocupava a quinta posição do ranking mundial. Para reverter o quadro, o Ministério do Turismo busca melhorias na infraestrutura náutica, interagindo com diversos orgãos governamentais a fim de atrair não só mais turistas como mais embarcações.
Fonte: Uol