20.5 C
São Paulo
quarta-feira, setembro 17, 2025
spot_img

18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa acontece no domingo – dia 21 de setembro, em Copacabana

No domingo, dia 21 de setembro, a Praia de Copacabana será novamente palco da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que chega à sua 18ª edição. Organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), o ato acontece tradicionalmente no terceiro domingo de setembro e se consolidou como o maior evento inter-religioso do Brasil.

A concentração será no Posto 5, a partir das 10h, com apresentações culturais e falas de representantes de diferentes tradições religiosas ao longo do trajeto, até as 17h.

Desde 2008, quando surgiu em resposta a episódios de violência contra adeptos de religiões de matriz africana no Morro do Dendê, a Caminhada se tornou um símbolo de resistência, união e democracia. Ano após ano, vem chamando a atenção da sociedade e das autoridades públicas para o avanço da intolerância religiosa e para os riscos que esse cenário representa ao Estado Democrático de Direito.

Infelizmente, os casos de violência contra a fé seguem se multiplicando em todo o Brasil. Vilipêndios, agressões físicas, ataques a templos, ofensas morais e assassinatos ainda atingem, diariamente, sacerdotes, lideranças comunitárias e praticantes das mais diversas tradições. O crescimento desses episódios revela não apenas a intolerância, mas também uma ameaça concreta ao direito fundamental de liberdade religiosa e à própria democracia.

Nesse cenário, a CCIR se fortalece como escudo e trincheira contra os crimes religiosos. Única no mundo, a Comissão reúne em seu cerne representantes de todas as tradições, como candomblé, umbanda, evangélicos, católicos, budistas, muçulmanos, judeus, hare krishnas, wiccanos, ciganos, mórmons e inúmeros outros segmentos. Além de defensores dos direitos humanos. Trata-se de um feito histórico e sem paralelo: unir diferentes credos e espiritualidades em torno de uma causa comum, o respeito à diversidade e a defesa do Estado laico.

 A cada edição, religiosos e simpatizantes de todo o país; da Bahia ao Amazonas, de Minas Gerais a São Paulo, se unem para fortalecer um pacto de respeito, equidade e valorização das diferenças. A expectativa da organização é reunir cerca de 100 mil pessoas nesta edição. “É um evento que além de projetar luz e reflexões para a promoção de uma sociedade mais humana, plural e diversa, também luta em prol do fortalecimento das bases democráticas.

 A intolerância religiosa e o racismo ainda são os maiores desafios sociais e políticos na contemporaneidade”, destaca o Prof. Dr. Ivanir dos Santos. Mais que um evento, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa é um chamado coletivo para a construção de uma sociedade onde todas as crenças e tradições sejam respeitadas, celebradas e reconhecidas como parte essencial da democracia brasileira.

 Ao longo de suas edições, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa reúne, em média, 100 mil pessoas por ano, contabilizando mais de 1,8 milhão de manifestantes que já caminharam pela orla de Copacabana em um gesto coletivo em defesa da democracia, dos direitos humanos e do respeito à fé do outro, seja qual for a crença, a tradição ou a espiritualidade.

 O evento se encerra em grande estilo, culminando com o “Cantando a Gente se Entende”, encontro que mistura vozes, ritmos e estilos musicais para reafirmar que a diversidade, quando harmonizada, é a maior melodia da liberdade. Na Praça do Lido, por volta das 16h

Patrocínio: Grupo Carrefour. Apoio: CCIR, CEDAE, Petrobras, Globo, Prefeitura do Rio, RioTur, Visit Rio. Realização: CEAP e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

 

18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Local: Orla de Copacabana Dia: 21 (domingo) de setembro

Das 10h às 17h

Logística Concentração no Posto 5, a partir das 10h Avenida Atlântica, pista de lazer, em frente aos números 3.628 e 3.604, esquina com a Rua Sá Ferreira.

Saída da Caminhada, a partir das 13h

Segue até Praça do Lido, finalizando às 17h

Local da dispersão: Pista de lazer no Posto 2

Contará com trios elétricos, 1 tenda, banheiros químicos, aguadeiros, 1 ambulância UTI e 1 posto médico3 carrinhos elétricos e posto de verificação de pressão arterial: Canteiro Central da Avenida Atlântica, Posto 5, em frente aos prédios de número 3.628 e 3.604. ‎

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias