17.8 C
São Paulo
quarta-feira, julho 16, 2025
spot_img

10 construções medievais para se hospedar no Alentejo

Conventos, castelos e palácios foram transformados em hotéis únicos que unem charme, conforto e séculos de tradição

No Alentejo, passado e presente se encontram de maneira surpreendente. Entre campos dourados, colinas e vilarejos encantadores, a região abriga verdadeiras joias arquitetônicas que atravessaram séculos e hoje oferecem experiências exclusivas de hospedagem.

De conventos a castelos medievais, essas construções históricas foram cuidadosamente restauradas e transformadas em hotéis de luxo que preservam sua essência, sem abrir mão da sofisticação e do bem-estar. A seguir, conheça 10 construções medievais no Alentejo nas quais é possível se hospedar e viver uma tradição na história.

  1. Pousada Castelo Alcácer do Sal, em Alcácer do Sal

Com mais de mil anos, este castelo medieval abrigou uma pousada com vista privilegiada para o Rio Sado. Os hóspedes desfrutam de quartos confortáveis, restaurante com pratos regionais e atmosfera de fortaleza histórica com toques de modernidade.

  1. Pousada de Arraiolos, em Arraiolos

Instalada num antigo convento do século XVI, esta pousada combina história, conforto e charme em meio à paisagem do Alentejo. Dispõe de quartos espaçosos e minimalistas, piscina externa com vista panorâmica e uma piscina interna aquecida, ideal para o inverno. O restaurante serve pratos tradicionais alentejanos e culinária internacional.

  1. Pousada Convento de Beja, em Beja

No centro histórico de Beja, o antigo Convento de São Francisco, do século 13, abriga quartos aconchegantes que preservam elementos originais da arquitetura gótica e religiosa. É um refúgio de paz e tradição, com restaurante que serve pratos típicos do Alentejo e culinária internacional e localização privilegiada, próximo ao Castelo de Beja.

  1. Pousada Castelo de Estremoz, em Estremoz

Localizado num castelo medieval do século 13, construído por D. Dinis para a Rainha Santa Isabel, este luxuoso hotel no centro histórico de Estremoz oferece elegância clássica, quartos com camas de dossel e uma vista deslumbrante da Torre de Menagem, dos jardins e da piscina externa. O restaurante combina sabores tradicionais e gourmet com vinhos da região.

  1. Pousada Mosteiro do Crato, em Crato

O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, do século XIV, é um dos edifícios góticos mais emblemáticos de Portugal. Construído como mosteiro, já foi castelo e palácio e hoje abriga um hotel que combina história, luxo e traços modernos góticos, renascentistas e mudéjares. Conta com piscina ao ar livre, restaurante de gastronomia regional e quartos com varandas privativas.

  1. Vila Galé Collection Elvas, em Elvas

Localizado no centro histórico de Elvas, cidade moderna pela Unesco como Patrimônio Mundial, e instalado no antigo Convento de São Paulo, o hotel preserva a arquitetura original de um edifício que já foi tribunal militar, quartel e casa de reclusão. Com 79 quartos, spa, piscinas e dois restaurantes, destaca-se pela sua integração ao programa Revive, que recupera patrimónios históricos em Portugal.

  1. Pousada Convento de Évora, em Évora

Situada num convento do século XII, no coração da cidade-museu de Évora, considerada Património Mundial da Humanidade, esta pousada preserva traços históricos como claustros originais e corredores arqueados. Os quartos, adaptados das antigas celas dos monges Lóios, mesclam o charme histórico com conforto moderno. O restaurante Loios e a piscina externa completam a experiência de se hospedarem num verdadeiro monumento histórico.

  1. Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, em Évora

Luxuoso e carregado de simbolismo religioso, esse convento do século 15 impressiona por sua história ligada à lenda da reserva da Virgem sobre um espinheiro. Além do charme inovador, oferece spa completo, restaurante e instalações de alta qualidade.

  1. M’AR de AR Aqueduto, em Évora

No antigo Palácio dos Sepúlveda, edifício quinhentista que ainda conserva uma magnífica capela, tetos abobadados e três janelas manuelinas na fachada principal, este hotel boutique 5 estrelas um património renascentista a um design contemporâneo. Possui spa, quartos confortáveis e um restaurante gourmet.

  1. Hotel MouraSuites, em Évora

Instalado num edifício do século XV, cuidadosamente reabilitado, o MouraSuites oferece conforto moderno com respeito à história. Os seus quartos elegantes e restaurante dedicado à cozinha alentejana fazem dele uma escolha charmosa no coração de Évora.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um estilo de vida tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística do Alentejo, efectuada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, conta com o apoio dos fundos comunitários através do Alentejo 2030, do Portugal 2030 e da União Europeia. Para mais informações, acesse www.turismodoalentejo.com.br.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias