DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Setur-BA vai aperfeiçoar o roteiro de grutas da Chapada

O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece oportunidades únicas de exploração de grutas e cavernas que podem ser roteirizadas, a partir de um plano de um novo trabalho que inclua sinalização turística, infraestrutura,  capacitação da mão de obra e promoção.  Em síntese, foi o que sugeriu o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta sexta-feira (03), aos guardiões das grutas, com o objetivo de fortalecer o turismo, conciliando a visitação com a preservação ambiental.

O plano sugerido pela Setur-BA prevê ação conjunta entre os poderes público e privado, a exemplo da experiência que permitiu o lançamento da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca. O secretário José Alves afirmou que a união de esforços abrange vários setores do governo estadual, como Meio Ambiente e Infraestrutura. A meta é aperfeiçoar os roteiros para ampliar o fluxo turístico, contribuindo para que o visitante permaneça por mais tempo na Bahia.

Durante a reunião realizada na sede da Setur, os representantes das grutas firmaram compromisso de formatar novos roteiros das chamadas cavernas monumentais e já marcaram nova reunião para detalhamento do trabalho. Enquanto isso, a Setur vai articular ações junto às secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura. Haverá empenho para acelerar a solução de questões relativas ao plano de manejo das grutas e cavernas e para garantir a melhoria de estradas vicinais.

Participaram da reunião representantes do Inema, Instituto de Geociências da Ufba,  Sociedade Baiana de Espeleologia, Poço Azul, Poço Encantado, Gruta Lapa Doce, Pratinha, Gruta da Fumaça.

Catalogadas – A Bahia possui 1.303 cavernas catalogadas pelo Centro  Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  As cavernas formadas em arenitos, do Grupo Chapada Diamantina, estão entre as mais espetaculares e raras do mundo, a exemplo da Gruta do Lapão, no Município de Lençóis, que tem mais de 1 km de extensão.

Entre as grutas existentes com formação calcária, destacam-se, como as mais extensas, a Lapa Doce ll, com 9.800m; a Gruta da Torrinha, com 6.500m; a Gruta do Ioiô e a Gruta do Impossível, ambas com 4.000m de extensão. Atualmente, são exploradas turisticamente a Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul, e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo