ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Série causando na rua mostra coletivos de Recife (PE) em ação com batalha Mc’s, resgate do Rio Capibaribe e intervenções urbanas femininas

Causando_na_rua_Batalha_do Terminal_de_Caru_Alves_de_Souza_Foto_Thaisa_Oliveira_008

* direção de Caru Alves de Souza em parceria com Mari Palumbo

* a produção é da Tangerina Entretenimento e a direção geral é da cineasta Tata Amaral

Dirigidos por Caru Alves de Souza, em parceria com Mari Palumbo, os próximos três episódios da série “Causando na Rua”, que vai ao ar  aos sábados, às 20h,  no canal CinebrasilTV, serão dedicados a cidade de Recife, em Pernambuco.

A série, que mostra ações de coletivos nos espaços públicos nas cidades de São Paulo e Recife, tem como objetivo de “causar”, propondo uma reflexão sobre as diversas formas de ressignificar esses espaços pelas propostas de múltiplos artistas.

No dia 03/08, sábado,  o coletivo Praias do Capibaribe busca, através da montagem de uma praia à beira do poluído rio Capibaribe, conscientizar a população de sua importância e resgatar, por meio de atividades lúdicas, o convívio da população com suas margens.

No dia 10/08, é a vez do Coletivo Deixa Ela em Paz, coletivo feminista que faz intervenções urbanas, como colagem de lambe-lambe, para transformar a realidade cotidiana das mulheres e suas vivências nas cidades buscando o enfrentamento ao machismo e à discriminação de gênero.

Já no dia 17/08, a série mostra a Batalha do Terminal, uma batalha de MCs que promove o hip hop nas comunidades e contribui com a formação cultural dos jovens periféricos. Segunda maior batalha da cidade, pretende difundir a conquista do espaço público e resistência nas ruas através das rimas, entendendo o Hip Hop como agente de transformação.

A diretora Caru Alves de Souza é representante da nova geração de mulheres protagonistas do cinema brasileiro. Seu primeiro longa metragem De Menor (2014) participou e recebeu prêmios em festivais internacionais como San Sebastian e Marseille du Sud e nacionais como Festival Internacional do Rio de Janeiro e Mostra Internacional em São Paulo. Autora de premiados curta metragens como Assunto de Família (2011) e O Mundo de Ulim e Oilut (2011).

A direção geral é da cineasta Tata Amaral, responsável por títulos marcantes da cinematografia brasileira recente, como “Um Céu de Estrelas” (1996), filme considerado um dos três mais importantes da década de 1990; “Antônia” (2006), adaptado pelo Rede Globo numa minissérie indicado ao Emmy, o ‘Oscar da televisão’),  “Hoje” (2013), “Trago Comigo” (2016) e o recente Sequestro Relâmpago (2018) “campeão de audiência” no tela quente em maio de 2019 . A diretora responde ainda por um elogiado episódio da série “Psi”, da HBO, entre outros projetos.

A produção é da Tangerina Entretenimento em parceria com o Canal CineBrasilTV, com apoio do BRDE – Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul, FSA – Fundo Setorial do Audiovisual  e Ancine – Agência Nacional de Cinema.

 Causando_na_rua_Praias_do_Capibaribe_de Caru_Alves_de_Souza_Bruna_Pedrosa_Rodrigo_Cavalcanti_Foto_Thaisa_Oliveira_005

CAUSANDO NA RUA –  2ª TEMPORADA (PRÓXIMOS EPISÓDIOS)

Dia 03/08 – Praia do Baobá por Coletivo Praias do Capibaribe – de Caru Alves de Souza e  Mari Palumbo (RECIFE-PE)

A cidade do Recife é cortada pelo Rio Capibaribe, que evocada por Manuel Bandeira passou a ser o “cão sem plumas” de João Cabral de Melo Neto. O coletivo busca, através da montagem de uma praia à beira do poluído rio, conscientizar a população de sua importância e resgatar, por meio de atividades lúdicas, o convívio da população com suas margens.

Dia 10/08 – Mulheres na Rua por Coletivo Deixa Ela em Paz- de Caru Alves de Souza e  Mari Palumbo (RECIFE-PE)

Coletivo feminista situado em Recife-PE, faz intervenções urbanas, como colagem de lambe-lambe, para transformar a realidade cotidiana das mulheres e suas vivências nas cidades buscando o enfrentamento ao machismo e à discriminação de gênero.

Dia 17/08 – Batalha de MCS por Batalha do Terminal  – de Caru Alves de Souza e  Mari Palumbo (RECIFE-PE)

Na periferia de Recife, no bairro da Água Fria, acontece a Batalha do Terminal, uma batalha de MCs que promove o hip hop nas comunidades e contribui com a formação cultural dos jovens periféricos. Segunda maior batalha da cidade, pretende difundir a conquista do espaço público e resistência nas ruas através das rimas, entendendo o Hip Hop como agente de transformação.

Dia 24/08 – Humildade Sem Falsidade por Exorcity – de Caru Alves de Souza (SP)

Uma das turmas de pixadores mais antigas de São Paulo, o Exorcity é uma referência do pixo na capital. Através de uma atitude essencialmente transgressora colocam seu nome nos muros de uma cidade que os quer esquecer, lembrando a todos que a cidade é de que a ocupa.

Dia 31/08 – Corpos de Saia por Coletivo Bichx Soltx – de Caru Alves de Souza (SP)

Formado no extremo leste de São Paulo, no bairro do Itaim Paulista, usaram a letra “X” no lugar do “a” ou “o” para afirmar a diversidade, buscar a desconstrução de gênero e disseminação e desmistificação da cultura LGBT+ na periferia. A apresentação une performances que versam sobre a cultura LGBT+ e o Candomblé, religião da maioria dos integrantes do grupo.

07/09 – Vela na Billings por Navegando nas Artes – de Caru Alves de Souza (SP)

No Grajaú, as margens da Represa Billings, o coletivo promove a inclusão de jovens do bairro através de aulas de navegação nos barcos a vela, grafitadas por artistas locais. Através da prática esportiva e artística pretendem lançar um novo olhar para o reservatório, para a sua importância e para a necessidade de sua preservação.

Dia 14/09 – Sobre Linhas por Ser à linha_do – de Caru Alves de Souza (SP)

A necessidade de conexão entre as pessoas nos grandes centros urbanos é encarnada na performance da artista Tamara Faifman, que conecta as pessoas que passam na rus através de uma linha enquanto escreve e declama um poema em seus corpos.

Dia 21/09 – Xadrez sem Muros por Xemalami – de Caru Alves de Souza (SP)

O grupo de RAP Xemalami faz uma analogia entre os peões do xadrez e os habitantes de zonas periféricas de São Paulo afirmando que “os peões não podem recuar”. O projeto “Xadrez sem Muros” une grafite, hip hop e um xadrez gigante com o objetivo de instrumentalizar o jovem periférico a lutar contra as opressões do dia-a-dia através da palavra e do desenvolvimento do raciocínio lógico.

Serviço:

Causando na Rua – 2ª Temporada

Sábados, às 20h,  no canal CINEBRASiLTV.

Na internet:

www.cinebrasil.tv

 http://www.tangerinaentretenimento.com.br

www.facebook.com/tangerinaentretenimento

www.instagram.com/tangerinaentretenimento

Assista online:  www.cinebrasilja.com:home

CINEBRASILTV:

Canal 33 |  Star One C3 | Banda C 3684 MHz @ SR 2500 Horizontal, (SDTV) (aberto)| Disponibilidade por cabo | CaboNNet | Canal 72 | Cabo Telecom | Canal 401 | SP2 | Canal 24 | TCM | Canal 115 | CCS TV      | Canal 76 | NET | Canal 57 (Cachoeiro de Itapemirim e Teófilo Otoni) | Canal 119 (Dourados e Varginha) | Algar TV | Canal 66 (Uberlândia) | MasterCabo | Canal 29 (Divinópolis, Itajubá, Itaúna, Lavras, Montes Claros, Passos, Pouso Alegre e Unaí)

Oi TV | Canal 32 (Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo