DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Romaria consolida o turismo religioso em Monte Santo

Um percurso de quatro quilômetros, pelos quais os romeiros chegam até o monte onde está o Santuário da Santa Cruz, marca a Romaria de Todos os Santos, que acontece de 30/10 (domingo) a 1º/11 (terça-feira), no município de Monte Santo, localizado a 352 quilômetros de Salvador.

Este ano, a expectativa é que a romaria, que tem mais de 200 anos de tradição, atraia cerca de 60 mil pessoas, incrementando o turismo religioso no interior baiano. São visitantes interessados nos aspectos religiosos e culturais da festa, vindos de cidades circunvizinhas e de vários estados, como Sergipe, São Paulo, Belo Horizonte e Alagoas, dentre outros, que se juntam aos moradores para agradecer as graças alcançadas e fazer e renovar pedidos. Durante o trajeto até o santuário, são entoados cantos e rezas. Mas muitos romeiros preferem seguir em oração silenciosa.

As homenagens ao Dia de Todos os Santos têm o ponto alto na segunda-feira (31/10), com missas na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 11h, 15h30, 17h30, 19h30 e 21 horas. No Santuário da Santa Cruz, as celebrações são realizadas às 16h e 18h.  Antes, no dia 30, uma missa, às 20h, na Igreja Matriz, abre a programação, que segue no dia 1º/11 (terça-feira) com missas às 5h, 7h e 9h, na Igreja Matriz, e às 7h, no Santuário da Santa Cruz.

Visitantes movimentam a cidade – Localizado no sertão baiano, Monte Santo tem a religiosidade como atrativo mais forte e que fica mais evidente com as festividades em torno do Dia de Todos os Santos. Atraídos pela romaria, os visitantes mudam a rotina do município e o cotidiano dos moradores. Muitos aproveitam para alugar casas, oferecer banhos para os peregrinos ou transformar a residência em bar ou restaurante para atender a quem chega.

O aumento no fluxo de pessoas gera renda não só para os moradores, mas também para o comércio formal, como hotéis e restaurantes, e informal.  No entorno da Praça Monsenhor Berenguer, onde está a Igreja Matriz, intensifica-se a instalação de barracas para vendas de comidas e bebidas, roupas e artesanato em geral, dias antes da festa. Nas proximidades da subida para o santuário, quem ocupa os espaços são as barracas de artigos religiosos.

Além de pontos de distribuição de água e de diversos tipos de mingaus para os romeiros há também pontos de acolhimento, como a Casa do Romeiro. Quem chegar a Monte Santo vai poder contar, durante o dia, com um palco da Praça Monsenhor Berenguer como ponto de atendimento ao turista. Jovens do Projeto de Educação Patrimonial Conhecendo o Meu Lugar dão informações sobre os aspectos culturais da cidade e seus pontos turísticos, além de distribuir folderes sobre a história da cidade. Às 19h será apresentado o espetáculo O Auto dos Descaminhos, com a Companhia de Teatro Popular Noite de Reis.

História – O Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, celebra católicos e não católicos que dedicaram a vida ao próximo. Já a romaria começou em 1775, quando o frei capuchinho Apolônio de Toddi, após celebrar uma missa no dia 31 de outubro, em uma capela improvisada, disse aos fiéis: “Nos dias santos venham visitar os santos lugares”. Esse dia, então, foi instituído como o Dia da Romaria de Todos os Santos.

Monte Santo – Município que tem a religiosidade como atrativo mais forte, Monte Santo está situada em local sagrado, na parte mais baixa de um monte. Do alto, dá para avistar toda a cidade, os vales e montanhas que circundam o município. A trilha foi construída em pedra. Ao longo do caminho, encontram-se 23 capelas. Entre as datas religiosas comemorativas na cidade estão a Quaresma, Semana Santa, Novenário de Nossa Senhora, Trezena de Santo Antônio e a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, dentre outras. Para quem visita a cidade, além dos pontos religiosos e históricos, uma boa pedida é experimentar nos restaurantes a culinária local, que, dentre outros pratos, oferece sarapatel e bode assado na brasa.

67 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo