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“Rio de Janeiro” é lançado em evento no Rock in Rio

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Um esforço de todos por uma solução para o Rio é também uma saída para ajudar o Brasil, afirma Vinicius Lummertz

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, afirmou neste domingo (24), durante o lançamento do calendário de anual de eventos “Rio de Janeiro a Janeiro”, que a união de forças do segmento turístico terá papel fundamental para o enfrentamento dos problemas econômicos, políticos e com a segurança que o Rio de Janeiro vem enfrentando. Falando para lideranças da sociedade, ao lado de representantes das três esferas governamentais (federal, estadual e municipal) e do setor empresarial, Lummertz defendeu também a ideia de que um esforço de todos por uma solução para o Rio é também uma saída para ajudar o Brasil.

 Ele ressaltou ainda o ineditismo da ação que estava sendo anunciada, o lançamento do calendário anual de eventos para a cidade, o “Rio de Janeiro a Janeiro” bem como o empenho do governo federal em dar um grande impulso para atacar os problemas do Rio.

 “Pela primeira vez, o turismo aparece como protagonista da solução econômica para os graves problemas do Rio de janeiro. A afirmação é clara: a saída é pelo turismo. E também passa a ser ação política, e por isso ganhará novos patamares de consciência na sociedade”, enfatizou Lummertz.

 Rio de Janeiro a Janeiro

A ideia é que o calendário de eventos possa impactar positivamente a atração de turistas e de investimentos para o estado e para o País. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que um aumento de 20% na quantidade de turistas deve injetar R$ 6,1 bilhões na economia fluminense e a gerar 170 mil empregos.

 Mais Rio, Mais Brasil

Como contribuição às medidas que foram anunciadas durante o lançamento do “Rio de Janeiro a Janeiro”, a Embratur publicou no dia 18 de setembro a portaria 82/2017, no Diário Oficial.

 Na portaria, o presidente Vinicius Lummertz instituiu o plano de ação “Mais Rio, Mais Brasil”, que integra o programa “Brasil Mais Turismo”, do Ministério do Turismo. Fica então estabelecida a abordagem prioritária do destino Rio de Janeiro, o maior cartão postal e porta de entrada do País, nas estratégias de utilização de todas as ferramentas de promoção e apoio à comercialização da Embratur no período de 2018 a 2022.

 Também será garantida a presença do Rio – Estado e Município – nas feiras internacionais de turismo em que a Embratur participe, por meio de um posto de trabalho nos estandes do Brasil/Embratur, com isenção de pagamento de inscrições. Essa presença significa uma exposição potencial do Rio de Janeiro para um público estratégico estimado em mais de 3,2 milhões de pessoas no período de 2018-2022.

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