DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Richard Alves encerra ciclo na gestão municipal do turismo de Porto Seguro.

voenews

Neste dia 31/10, Richard Alves encerra a sua contribuição como secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, cumprindo o compromisso inicial de dois anos na missão de dar continuidade ao modelo de gestão estratégica em curso no setor turístico do município.

Apesar de extremamente motivado com a missão na área pública, a qual vem rendendo importantes frutos para o destino turístico, questões pessoais relacionadas à sua família e a novos projetos profissionais fizeram com que tomasse a decisão da saída da secretaria.

“Em Porto Seguro existe um projeto de gestão do turismo que iniciou antes da minha presença como secretário. O meu papel foi dar continuidade e deixar a minha contribuição no processo”, afirma.

Algumas das realizações da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) no período 2017/2018:

• Continuidade ao modelo de planejamento e gestão do turismo denominado Direcionamento Estratégico iniciado em 2015;
• Implantação do Fundetur – Fundo de Turismo – com desenvolvimento do modelo de financiamento do desenvolvimento turístico com recursos arrecadas no momento superior a R$ 1 milhão de reais por ano;
• Implantação da CVTS – Contribuição Voluntário para o Turismo Sustentável;
• Acordo de Cooperação com Airbnb para compensação para o desenvolvimento turístico do município;
• Fortalecimento do Conselho de Turismo como ambiente de gestão compartilhada do turismo e fiscalização da aplicação dos recursos financeiros;
• Realização de duas edições do Festival Cultural do Descobrimento – Semana do Brasil em comemoração ao 22 de abril;
• Realização do Carnaval Cultural com a valorização dos blocos culturais do município;
• Reativação do Centro de Atendimento ao Turista do aeroporto com funcionamento todos os dias do ano;
• Atuação de cerca de 30 profissionais atuando para atendimento ao turista nos principais pontos turísticos do município durante todo o verão 2017/2018;
• Manutenção e melhorias nos canais online de atendimento e informação turística (portal e redes sociais na internet);
• Produção de materiais informativos para o turista (Mapas, Guia do Viajante);
• Continuidade do Projeto “Turismo vai a Escola” atendendo mais de 400 alunos em 2017;
• Prioridade nas ações de ordenamento e fiscalização, principalmente nos passeios turísticos;
• Regulamentação e ordenamento das excursões rodoviárias com funcionamento do portal na BR 367;
• Dinamização do Cidade Histórica com elaboração do projeto básico de requalificação, melhoria do paisagismo, instalação de totem com a marca turística, realização de eventos, inscrição de projeto junto ao Ministério do Turismo, projeto de capacitação com o Sebrae, pinturas de prédios e monumentos históricos, dentre outras iniciativas;
• Dinamização do Museu de Porto Seguro (melhoria da gestão e exposições);
• Desenvolvimento de campanhas promocionais para eventos e para o verão 2017/2018;
• Realização de Oficinas de Mercado em parceria com o Sebrae;
• Realização de capacitações de agentes de viagem envolvendo mais de 3.000 profissionais entre 2017 e 2018;
• Participação nas principais feiras e eventos do setor em 2017 e 2018;
• Apoio a eventos culturais e geradores de fluxo turístico em 2017 e 2018;
• Realização de pesquisas de demanda turística em parceria com o Sebrae;
• Realização de pesquisas semanais com turistas no aeroporto;
• Realização de eventos para qualificação do trade local com presenças de Nizan Guanaes e Guilherme Paulus;
• Articulação com demais secretarias municipais para melhoria dos serviços como ordenamento para o turismo;
• Representação de Porto Seguro na Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, assumindo a presidência da entidade e participando no Conselho Nacional de Turismo;
• Reestruturação de pessoal na Superintendência de Cultura;
• Realização das Conferências Setoriais, Territoriais e Municipal de Cultura;
• Realização de editais e investimentos de fomento cultural: Carnaval Cultural, Porto Cultural, Chamamento Música e Dança, Edital de Credenciamento de Artistas e Grupos Culturais, com cerca de R$ 500 mil investidos diretamente nos segmentos culturais do município.

Mais sobre Richard Alves:

Tecnólogo em Processamento de Dados; Administrador de Empresas; MBA em Planejamento, Marketing e Gestão no Turismo pela Universidade Católica de Brasília, Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia. Possui vários cursos de especialização nas áreas de liderança, gestão, empreendedorismo em instituições como Fundação Dom Cabral, AMANA-KEY, Fundação Barcelona Media (Espanha), Universidade das Ilhas Baleares (Espanha), Fundação Kreanta (Espanha), Agência Inova (Portugal), dentre outras.

Atua em projetos voltados para fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento regional, gestão empresarial, inovação e competitividade desde 1994 quando inicia sua trajetória profissional no Sebrae Bahia, onde dentre outras atividades, atuou como responsável pelas ações da instituição para turismo na Costa das Baleias (1996-1999), gerente em atividades como turismo, artesanato e agronegócios na Costa do Descobrimento (1999-2005). Atuou ainda como Coordenador Estadual de Turismo do SEBRAE Bahia no período de 2006 a 2007 e implantou a área de Economia Criativa da organização em 2007. Na sua gestão foram desenvolvidas metodologias para crescimento do turismo, adotadas por diversos estados do Brasil. Nesse período atuou diretamente em mais de 100 destinos turísticos da Bahia e dezenas de destinos turísticos brasileiros, sendo ainda um dos autores do Termo de Referência do Sistema Sebrae para o Setor do Turismo.

Coordenou a Unidade Regional Metropolitana do Sebrae em Salvador no período entre 2010-2012, liderando uma equipe composta por cerca de 40 colaboradores do quadro efetivo direto e mais de 50 indiretos envolvidos nos diversos projetos da instituição. Nesse período a unidade conquistou diversos reconhecimentos e premiações por conta da capacidade de superar as metas organizacionais e criar um bom clima organizacional e voltado para o desenvolvimento dos colaboradores.

Entre 2011-2012 implanta o Projeto de Aprimoramento da Gestão Operacional visando o melhor desempenho da organização e gerando ferramentas informatizadas como o PTO – Plano Tático Operacional a qual foi um marco no processo de alinhamento da gestão entre as diversas unidades da instituição.

A partir de 2012 desvincula-se do Sebrae Bahia e inicia trajetória como sócio diretor da ECRIA Soluções em Economia Criativa e na BMiBrasil – Barcelona Media Inovação Brasil, onde atuou como Coordenador do Plano de Marketing Experiências do Brasil para o Ministério do Turismo (2014), liderando trabalhos desenvolvidos em todas as 27 Unidades da Federação, envolvendo mais de 400 destinos turísticos brasileiros.

Coordenou trabalhos em projetos de turismo e sustentabilidade na região do Baixo São Francisco em Alagoas (BID/AECID/IABS), o plano de marketing turístico de Socorro em São Paulo, assessorias e modelos estratégicos de Economia Criativa em Brasília, Mato Grosso e no Maranhão. Atuou nos projetos conceituais e para dinamização do Centro Sebrae de Sustentabilidade (Mato Grosso). Atuou como coordenador dos PDITS – Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – nas regiões da Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê̂ e Costa do Cacau na Bahia. Coordenador técnico do processo de elaboração e implementação do Direcionamento Estratégico do Destino Porto Seguro desde início de 2015 e atualmente em plena execução pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Porto Seguro Convention & Visitors Bureau com apoio das entidades locais. Coordenador do Projeto Plano de Fortalecimento Institucional do Turismo em Goiás visando melhoria organizacional do órgão estadual gestor do Turismo – Goiás Turismo. Responsável técnico como especialista em turismo pelo desenvolvimento da metodologia e conteúdos do Programa Lidera Turismo para o Sebrae, visando o fortalecimento da gestão estratégica e parceria público-privada. O programa foi implementado nas principais regiões turísticas dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, bem como em destinos do Mato Grosso, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Como docente atuou como: Professor Convidado do tema Economia Criativa para o Mestrado em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (ESCAS/IPE – São Paulo); da disciplina Criatividade, Diversidade e Motivação do MBA em Psicologia Organizacional das Faculdades Rui Barbosa (Bahia) e da Escola da Administração da Universidade Federal da Bahia.

Atuou como Secretário de Turismo de Porto Seguro em 2017/2018, Vice-presidente na Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) em 2017 e presidente da entidade em 2018. Conta com experiência profissional em todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Portugal, Espanha, África do Sul.

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo