ENTIDADES DE CLASSE

Promoção e preservação dos capitais humanos, sociais e econômicos se moldam em iniciativas que disputam o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019

Quer saber um pouco mais sobre as iniciativas finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019? Preparamos um resumo de cada uma dessas ações inspiradoras que concorrerão dentro das suas categorias e que serão premiadas no dia 26 de outubro, em Ilhabela, destino anfitrião da Convenção Braztoa 2018.

O evento, que terá transmissão ao vivo pelo Facebook da BRAZTOA, também fará a sua parte e contribuirá com o desenvolvimento de tecnologias limpas, quantificando e compensando 100% das emissões de CO2 provenientes das equipes de montagem, realização e desmontagem. Esse trabalho é feito por meio da compra de Créditos de Carbono de projetos socioambientais certificados, do Programa Evento Neutro da ECCAPLAN, parceira da Braztoa nesse projeto. Essa prática tem sido adotada pela Associação desde a primeira edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

Para conferir as iniciativas na íntegra, acesse: http://braztoa.com.br/?p=6602

  • Categoria Associados Braztoa
    Beto Carrero World: nasceu um parque, floresce uma floresta

A preservação da natureza era o objetivo principal do empresário João Batista Sérgio Murad, quando adquiriu terrenos em Penha, no litoral catarinense, somando hoje 14 milhões de metros quadrados, em parte deles instalado o Beto Carrero World, um dos mais tradicionais parques temáticos do país. Dessa área, cinco milhões de metros quadrados são intocados, quase o dobro do exigido pela legislação. Trata-se de área de mata atlântica preservada, que fez surgir o conceito de parque com floresta.

BWT Operadora – Better World Together – Ecobarreiras

Criado em 2015 pela BWT Operadora, o programa Better World Together propõe um mundo melhor conjuntamente, em apoios e parcerias. Em março, a empresa instalou ecobarreiras em dois dos principais rios urbanos de Curitiba, onde tem sua sede. Os rios Belém e Ivo, considerados os mais poluídos da capital paranaense, ganharam estruturas de barreiras capazes de conter os resíduos sólidos descartados em suas águas. Simples, mas de resultado imediato, a ação permite que o lixo seja bloqueado na altura das barreiras, construídas com bombonas e redes que acompanham o nível das águas. 

New Age – Expresso para o futuro e Embarque Sustentável

Em 2017, a New Age Operadora criou uma rede de doação de kits de higiene não utilizados pelos passageiros em hotéis e viagens aéreas. Para isso, mobilizou fornecedores, agentes de viagens e os próprios passageiros no projeto Embarque Sustentável, com meta de arrecadar mil kits para doação a instituições de São Paulo, São José do Rio Preto (SP) e Porto Alegre. Hoje, 20 agências de viagens nas três cidades servem como pontos de coleta dos kits, que ajudam a melhorar a qualidade de vida de pessoas carentes, buscando o resgate da dignidade humana.

  • Categoria Agências de Viagem
    Novaventura – Travessias Jalapoeiras

Quem deseja conhecer mais que os belos cenários naturais do Jalapão, no Tocantins, conta desde 2017 com um novo produto. A proposta da Novaventura, em parceria com a agência Cerrado Rupestre e o Jalapão Ecolodge, é tirar os passageiros de longos trajetos de carro e coloca-los em trilhas e travessias, entrando em contato direto com quilombos da região. “Nossa proposta coloca em contato direto os visitantes e as comunidades, além de substituir trajetos em veículos pelas caminhadas”, explica o sócio da Novaventura, Alan Moraes de Paula.

Roraima Adventures – Diretrizes de conservação da trilha ao Monte Roraima

Um dos trekkings mais desejados por aventureiros e amantes da natureza, o Monte Roraima, que tem 80% de sua superfície em território venezuelano, inclusive o acesso, sofre as consequências da desatenção da Venezuela em relação às questões ambientais. Ainda assim, a Roraima Adventures, agência com sede em Boa Vista (RR), conseguiu unir diferentes agentes em três edições de mutirões de limpeza da montanha. A ação de recolhimento de lixo incluiu também o trabalho de conscientização e fiscalização para que novos mutirões não sejam necessários.

Vivejar: um case de turismo responsável

A Vivejar é uma empresa do sistema B, movimento que dissemina o desenvolvimento sustentável e equitativo. Quando fundou a empresa, Marianne Costa tinha o objetivo de oferecer experiências em destinos turísticos em que seus roteiros tivessem impacto no desenvolvimento da economia local e no empoderamento de mulheres, especialmente. Dos três destinos iniciais, hoje a empresa conta com sete destinos em que os protagonistas são as comunidades. “Nossa proposta é colocar produtos de turismo responsável na prateleira”, resume Marianne.

  • Categoria Meios de Hospedagem & Resorts
    Le Canton – Sustentabilidade Diária Le Canton

Educação ambiental foi a ferramenta encontrada pelo hotel Le Canton, em Teresópolis (RJ), para maximizar os impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. O hotel adotou duas escolas públicas municipais da comunidade, oferecendo o curso de educador ambiental aos professores e levando seus alunos a participarem de atividades nas dependências do Le Canton. Com 120 horas de duração, o curso é oferecido no modelo EAD, incentivando os professores a levarem para a sala de aula o tema ambiental.

Mabu Thermas Grand Resort – Gestão da sustentabilidade

Implantada em 2012, a Gestão da Sustentabilidade busca, ano a ano, avanços na redução dos impactos da atividade hoteleira da Rede Mabu nas localidades em que seus empreendimentos atuam. Em Foz do Iguaçu, o Mabu Thermas Grand Resort alcançou uma série de resultados positivos em 2017, quando substituiu, em janeiro, o consumo de energia proveniente da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) pela compra de energia renovável do Grupo Electra, no mercado livre. Com isso, deixaram de emitir cerca de 6,5 milhões de toneladas de carbono.

Hotel Sesc Porto Cercado – Educação Ambiental e Ecotécnicas

A primeira usina solar do Pantanal entrou em funcionamento em novembro de 2017 como iniciativa do Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, no Mato Grosso. Com 1.240 placas, a usina já produz energia para suprir 50% da necessidade do hotel, que há 16 anos aprimora práticas de sustentabilidade em suas instalações. São 142 apartamentos construídos para oferecer ao público contato com o bioma e a cultura pantaneira.

  • Categoria Meios de Hospedagem
    Hostel Container Cabo Frio: nada se perde, tudo se transforma

Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2016, o Hostel Container Cabo Frio, no litoral norte do Rio de Janeiro, já recebeu mais de seis mil hóspedes. Além das praias da região, parte deles também foi atraída pela filosofia do empreendimento, de máximo reaproveitamento possível. Assim, da estrutura física das acomodações, que somam 128 leitos instalados em containers, à decoração dos espaços, com mobiliário de madeira de demolição, tudo é planejado para combater desperdícios.

Pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe – Sustentabilidade como direcionamento principal do negócio

Preservação do meio ambiente e sustentabilidade foram preocupações dos proprietários da Pousada Vila Kalango desde sua construção, em 1999, em Jericoacoara (CE). A pousada ocupa pouco mais de 30% dos cerca de cinco mil m² do terreno, em desenho que priorizou a vegetação existente, mantendo intactos os coqueiros centenários. Em 2004, quando o Rancho do Peixe foi construído na praia do Preá, a preocupação foi a mesma, observando-se a circulação dos ventos para dispensar o uso de ar-condicionado, além da elevação dos bangalôs do chão, permitindo que os ventos continuassem a correr pela área.

Quinta da Estância – Sustentabilidade na prática

Desde a sua fundação, em 1992, a  Quinta da Estância, primeira fazenda de turismo rural pedagógica do Brasil, promove muitas ações importantes como a fundação do primeiro criadouro conservacionista pedagógico do Brasil, que já recuperou mais de sete mil animais apreendidos pelo Ibama, desde 1996; o tratamento biológico da água utilizada na fazenda, desde 2003; a neutralização de todo carbono emitido, desde 2007; a recepção gratuita de 30 mil alunos em situação de vulnerabilidade, entre muitas outras iniciativas.

  • Categoria Parceiros do Turismo
    Garupa – Expedições Serras Guerreiras de Tapuruquara

A parceria iniciada em 2013 entre a Associação Garupa, a Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR) e o Instituto Socioambiental (ISA) renderam em 2017 as primeiras expedições para as terras indígenas do Médio Rio Negro I e II, a partir de Santa Isabel do Rio Negro. Além de assegurar a preservação e conservação do território indígena, o projeto valoriza a divisão de trabalho nas comunidades, com rodízio de membros participantes, aumentando as perspectivas para jovens e contribuindo para diminuir a migração para zonas urbanas.

Legado das Águas – Turismo integrado no Legado das Águas

Desenvolver a região do Vale do Ribeira (SP), por meio do aprimoramento das atividades de ecoturismo, é o objetivo das ações ambientais do projeto Turismo Integrado no Legado das Águas – Reserva Votorantim. A ampliação e diversificação do portfólio de atividades ecoturísticas na região estão integradas ao objetivo de gerar valor compartilhado em ações nos eixos de capital humano/social e econômico. Os municípios impactados são Juquiá, Miracatu e Tapiraí, além da comunidade Ribeirão da Anta.

Recanto Rio da Prata – Na pegada da sustentabilidade

Fazenda de pecuária de corte, em 1995 a família que administra a Cabeceira do Prata criou o Recanto Ecológico Rio da Prata, abrindo suas portas para o turismo sustentável. Para assegurar a visitação turística de modo responsável, em 1999 foi estabelecida, em parte da fazenda, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A gestão tem como prioridade o uso responsável dos recursos naturais e a minimização dos impactos ambientais nas atividades oferecidas, sejam as flutuações e mergulhos nos rios ou na Lagoa Misteriosa, dentro da propriedade, ou as trilhas e visitas a projetos.

  • Categoria Projetos Inovadores
    Anhembi Morumbi – Caminho de Nazinha

O professor Ricardo Frugoli observou que a romaria de cerca de 80 quilômetros entre as cidades de Castanhal e Belém, no Pará, antecedendo o Círio de Nazaré, mobiliza anualmente milhares de romeiros. O projeto “Caminho de Nazinha” visa promover infraestrutura sustentável para o percurso, consolidando-o como um roteiro de turismo religioso. Além da infraestrutura física, com a instalação de latas para coleta seletiva de lixo e demarcação da rota, o projeto tem o objetivo de conscientizar os participantes sobre os impactos ambientais da romaria, educando-os ambientalmente.

Fatec SP – Permacultura Marinha Pitiú

“Cheiro de peixe, de maresia” é o significado de pitiú, palavra utilizada para nomear o projeto de permacultura marinha do bijupirá que visa aproximar sua criação da costa – daí a presença do cheiro de peixe. O projeto trata da criação do bijupirá em píers flutuantes, ou ilhas artificiais, na proximidade da costa, possibilitando a valorização da cultura pesqueira, a promoção do turismo sustentável agregado à pesca e fomentando o consumo de peixes mais saudáveis.

Instituto Federal de Brasília – Jogo dos Biomas Gastronômicos

Um dos aspectos mais importantes nas viagens, a gastronomia é o tema central do Jogo dos Biomas Gastronômicos. O projeto foi desenvolvido dentro do curso de Gastronomia do Instituto Federal de Brasília com o primeiro objetivo de nivelar o conhecimento dos alunos, segundo a professora Ana Paula Jacques, que coordena o projeto. “Desenhamos uma ferramenta com essa primeira função que, ao mesmo tempo, foi capaz de despertar o interesse dos futuros cozinheiros para a biodiversidade nativa”, conta a professora.

Patrocínio: CNC

Destino Anfitrião: Ilhabela

Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, ONU e UNWTO

Parceiros Estratégicos: Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur)

Apoio: ABAV, ABR, CLIA, Copa Airlines, Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela

Consultoria: ECCAPLAN

Sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Criado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o primeiro do mundo a ter a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e já possui mais de 439 projetos cadastrados e 71 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Todos os projetos vencedores podem ser encontradas no site Turismo Sustentável no Brasil. Iniciativas Sustentáveis. O endereço dá acesso ao Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da BRAZTOA em parceria com o Ministério do Turismo, que mostra todas as ações premiadas na categoria Top Sustentabilidade desde 2012. Além disso, o MTur produz vídeos institucionais desses ganhadores.

A BRAZTOA ainda promove a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa, onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação está disponível no site www.braztoa.com.br.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo