ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Horta da LBV incentiva hábitos saudáveis

IMG_5110

O Projeto é desenvolvido com crianças de 3 a 5 anos

Você sabe como fazer uma horta? Sabe o que plantar? Como preparar a terra? As crianças atendidas na Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, da LBV em Brasília, sabem. Elas acompanham, durante todo o ano, todas essas etapas no Projeto Horta desenvolvido pela Instituição na unidade.

Lucia Watanabe, nutricionista da Escola da LBV, conta um pouco das fases desse projeto: “São seis etapas no total e já se passaram três. A primeira etapa é conhecendo a horta, onde nós contamos uma historinha. Depois a socialização do conhecimento, na qual eles procuram gravuras relacionadas ao tema, que é a horta, figuras de hortaliças e frutas, alguns alimentos que eles vão encontrar na horta. E a terceira etapa o preparo da terra e a semeadura. Em outra etapa a colheita”.

Um dos objetivos do projeto é, por meio do conhecimento, fazer com que as crianças mudem seus hábitos alimentares. Conhecendo o alimento desde a sua origem os pequenos se sentem incentivados a prová-los e então podem integrá-los ao seu a cardápio: “Nós trabalhamos com crianças na faixa etária pré-escolar, de 3 a 5 anos, e eles têm muita dificuldade em aceitar o que é diferente. Estamos trabalhando a horta justamente para mostrar a importância dos alimentos, das hortaliças para a nossa saúde e, com isso, eles vão dando valor ao que estão cuidando, vão saber a origem dos alimentos, vão cuidar da planta, vão colher para depois degustar o que eles plantarem”, destacou a nutricionista.

Na etapa da semeadura, as crianças ficam sabendo tudo o que a horta precisa. E a resposta está sempre na ponta da língua: “Água e sol” disse Davi Pereira, de 5 anos, “São os itens necessários para as plantinhas crescerem bem fortes.” Ele ainda contou que gosta muito de salada. Já o Gustavo Prado, de 5 anos, gostou muito de ajudar a plantar a mudinha de alface e destacou o que aprendeu na Escola da LBV: “Que os legumes vêm debaixo da terra e têm que comer pra ficar forte e saudável”.

Projetos interdisciplinares

Os projetos são ações interdisciplinares da Escola que envolvem toda a comunidade escolar, trabalhando a continuidade de hábitos saudáveis para as crianças e suas famílias, como explica a coordenadora pedagógica Elisabete Izidio: “A criança, além de aprender aqui, ela chega em casa, passa para os irmãos, para a família, e isso é muito importante, é um incentivo que recebem aqui e levam para toda a vida”.

Além do projeto Horta, que incentiva uma alimentação mais saudável, o projeto Leitura também acontece durante todo o ano e desenvolve vários valores, além do gosto pela leitura. “São vários projetos que visam não só as crianças, mas também a família, que a gente sempre busca inserir no meio escolar, para a importância tanto da aprendizagem das crianças, mas também por trabalhar valores, e aí temos várias atividades que abrangem também esses projetos”, finalizou a coordenadora pedagógica.

Visite-nos! A Escola de Educação Infantil Alziro Zarur está localizada na Colônia Agrícola Samambaia, Chácara 40 Lotes 1 e 2. Telefone: (61) 3410-6025.

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo