DESTINOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS

Portugal vence ITB Earth Award

Turismo se destaca como exemplo no combate às alterações climáticas e degradação ambiental

Portugal acaba de ser premiado com o ITB Earth Award, durante a ITB Berlim, considerada a maior feira de turismo do mundo, pelo sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental.

Atribuído pela ITB Berlim e pela Green Destinations, fundação sem fins lucrativos que visa o turismo sustentável, o ITB Earth Award vem somar-se aos prêmios internacionais já conquistados por Portugal no âmbito da sustentabilidade.

Os princípios do turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável estão entre os mais importantes da Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governo português, que pela primeira vez define metas específicas em cada um dos três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.

No plano econômico, Portugal pretende atingir 80 milhões de pernoites até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo. Em termos sociais, os objetivos passam por ampliar a atividade turística durante todo o ano, reduzindo a sazonalidade para 33,5. Pretende-se, ainda, aumentar as qualificações do ensino secundário e pós-secundário no turismo até atingir 60% dos colaboradores no setor e garantir que 90% dos residentes em zonas turísticas consideram positivo o impacto do turismo no seu território. Já no plano ambiental, as metas são garantir que, até 2027, nove em cada 10 empresas do país adotem medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos.

Esta estratégia vem sendo implementada através de várias ações, das quais se distingue o Programa Valorizar, concebido para estimular uma distribuição mais equilibrada da procura turística, reduzir a sazonalidade e gerar valor e emprego em todo o país.

Este programa de apoio ao investimento foi iniciado em 2016 e estrutura-se através de quatro linhas de financiamento, que atendem às necessidades identificadas na ET 2027: Valorização Turística do Interior, Disponibilização de Redes Wi-Fi, Turismo Acessível e Sustentabilidade. No total, já foram apoiados mais de 500 projetos por todo o país, num investimento superior a 100 milhões de euros.

Alinhadas com esta estratégia, o Turismo de Portugal desenvolveu também um conjunto de iniciativas para medir a sustentabilidade, que podem ajudar a gerir adequadamente os destinos turísticos.  Entre elas está uma rede de observatórios regionais de turismo sustentável, que apoiam a gestão de destinos turísticos a nível regional e local, integrados na Rede INSTO (International Network of Sustainable Tourism Observatories) da Organização Mundial do Turismo, e apoiados por um sistema de indicadores turísticos sustentáveis.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “este prêmio reconhece a importância da Estratégia Turismo 2027 que aprovamos em 2017, e que se norteia por metas de sustentabilidade ambiental, social e econômica, bem como dos programas que implementamos para que o Turismo seja uma atividade com um impacto cada vez mais positivo nos territórios e nos residentes. Temos como ambição afirmar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, e este prêmio é mais uma peça nesse caminho. Ainda temos muito trabalho pela frente e esta premiação nos fornece ainda mais força para continuar”.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes econômicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

Info: turismodeportugal.pt

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo