CRUZEIROS MARÍTIMOS

Marcos Ferraz Presidente CLIA ABREMAR: Férias inesquecível com a família

marcio ferraz,1

Um grande parque de diversões com algumas das maiores atrações cinematográficas do mundo, teatros exclusivos (em que os pequenos viram atores e podem testar sua vocação), internet, salas de ciências, de jogos eletrônicos – tudo dividido por faixa etária numa extensa programação da manhã à noite, com monitores muito bem preparados e uma infraestrutura de fazer inveja, de crianças de colo aos adolescentes.

Enquanto os menores se divertem com total segurança, os pais aproveitam a danceteria, um mergulho na piscina, uma caminhada ou simplesmente o repouso ao sol com a brisa do mar.

Nada é mais completo e relaxante do que um cruzeiro marítimo com toda a família. No caso de crianças de colo, em geral a partir dos seis meses, sugira que o seu cliente leve o carrinho para os passeios pelas inúmeras atrações do navio – como as free shops – ou para aproveitar as escalas em terra.

Você, agente de viagens, deve ter o conhecimento do setor para melhor oferecer os Navios e Roteiros que se adequam ao perfil dos seus clientes, e as famílias hoje são uma fonte inesgotável para suas ofertas. Todas as armadoras filiadas à CLIA Abremar Brasil têm programações para todas as gerações. Aqui só não haverá espaço para o tédio.

Para as famílias que embarcarão pela primeira vez, uma dica para as malas: levar casaco para se proteger do ar condicionado e uma roupa mais quente para o caso de mau tempo. Mas não é para entrar em pânico e levar o armário inteiro. A cabine é um quarto de hotel pequeno, com espaço restrito para muitas malas. E há muitas lojas a bordo para comprar o que for preciso.

Para paradas nas praias, convém levar acessórios como boné, boias, óculos, protetor solar infantil etc, embora se encontre também no navio. As toalhas de piscina/praia são emprestadas e podem ser levadas nas paradas.
Ninguém precisa se preocupar com brinquedos; afinal, há tanta coisa para fazer, que mal se para nas cabines. Mas é importante não esquecer uma mini-farmácia com os remédios habituais. De toda forma há médicos a bordo, uma enfermaria e também heliponto, em caso de problemas mais grave.

Todos os itens necessários para um bebê podem ser comprados no navio, de papinha orgânica a limpador de mamadeira. Há berço à disposição.

Crianças acima de 3 anos usam uma pulseira e um cordão com um cartão com nome, número de cabine e número do bote salva-vidas. Se desbloqueado, serve para pagar gastos extras.

Cada navio tem sua própria estrutura para o lazer das crianças. Mas, em geral, essas áreas são divididas por idade: de 3 a 5 anos, de 6 a 8 e de 9 a 11 anos, cada grupo um com sua sala, programação e interesses diferentes. Há também uma sala de ciências, uma de artes, teatro infantil e uma cheia de brinquedos, sem restrição de idade e sempre aberta ao público. Os pais podem ficar com seus filhos nesse espaço.

Como os adultos, as crianças recebem toda a programação no quarto para se preparar para o dia seguinte. E se quiserem a programação em português, basta acessar o Guest Service.

Os monitores são treinados, pedagogos, divertidos e fazem rodízios nas diferentes funções. A interação com crianças de outras nacionalidades é interessante. Nos Navios fora do Brasil, há sempre algum animador que fala espanhol para facilitar o diálogo. Ajudam também atividades universais, como estátua, música, desenho, recorte. Os maiores têm aulas de ciências, de moda, caça ao tesouro, etc.

Os clubes das crianças costumam funcionar de 9h às 2 da manhã, enquanto os pais curtem shows ou cassinos.

O berçário, para crianças de seis meses a três anos, funciona até meia-noite. Quando deixam o filho ali, os pais recebem um celular pelo qual podem saber se está tudo ok. Pode-se optar por baby-sitter (custo à parte), em grupo ou na própria cabine, mas a criança deve ter mais de um ano.

Muitos navios têm uma área externa com playground e diversas atividades. Ali ficam as lojas infantis com souvenires, sorveteria, pipoca e, claro, hot dog.

Alguns navios possuem muros de escala para pessoas a partir de seis anos. Há de tudo para a prática de esporte, como tirolesas, simuladores de ondas para surfar, quadras de basquete, golfe, belíssimas academias e até pista de patinação no gelo.

Os adolescentes têm uma área especial, com lanchonete, área de jogos eletrônicos e boate com decoração teen para festas. Shows para toda a família ocorrem em vários dias e horários diferentes. Shows de patinação no gelo sempre agradam.

Como se vê, a família reunida durante as férias, sob controle absoluto, mas absolutamente à vontade.

Os agentes de viagens sabem como oferecer essas férias inesquecíveis aos seus clientes.
Marco Ferraz é presidente da CLIA ABREMAR BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos

Clique para comentar

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo Escritório de Negócios QNN 7 Conjunto "L" - Lote 47 - Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: (61) - 3202-8600 - Celulares: (61) 98117-4456 E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo