ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Infraero está alinhada com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019

A Infraero tem com um conjunto de ações alinhadas com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas. Dentro do lema “Vamos Juntos #CombaterAPoluiçãodoAr”, a empresa, que atua em todas as regiões do País, realiza uma série de análises de fontes de poluentes atmosféricos em seus aeroportos para propor e adotar ações para minimizar os possíveis impactos ambientais.  

Com expertise de 46 anos na operação de aeroportos de grande, médio e pequeno portes, a Infraero participa ativamente do desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil, e, por consequência, da temática ambiental associada à operação de aeroportos do país. Neste sentido, a empresa desenvolveu o seu Programa Emissões Atmosféricas, que abarca diversas ações de diagnóstico e redução das emissões de poluentes atmosféricos em aeroportos. Uma das principais ferramentas são os Inventários de Poluentes Atmosféricos, que identificam e comparam as diferentes fontes de emissões nos aeroportos. Para elaborar estes estudos, a empresa reúne dados operacionais de seus terminais e de concessionários e aplica uma série de modelos matemáticos, que simulam cenários e avaliam os níveis de poluição no entorno de um aeroporto.  

Também são utilizados dados de ciclos de pouso e decolagem, uso de fontes estacionárias (geradores de energia e tanques de combustível), circulação de veículos de serviço e utilização de equipamentos de apoio em terra, bem como dados acerca do tráfego de acesso ao aeroporto e atividades que envolvem medidas de emergência como os treinamentos de incêndio. Todas essas informações são analisadas em ferramentas como o EDMS (Emissions and Dispersion Modeling System), um software de modelagem matemática desenvolvido pela Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos e que tem permitido a elaboração diagnósticos e planos de ação para a redução das emissões de poluentes nos aeroportos do Brasil. “Com essas medidas a Infraero consegue compreender os diferentes tipos de poluentes registrados nos nossos aeroportos, além de mapear as principais fontes emissoras. Isso nos permite adotar ações que correspondam à realidade de cada aeroporto, dada a diversidade ambiental do nosso País”, afirma o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão Junior.  

   

Portfólio  

Além das ações relacionadas à qualidade do ar, a Infraero conta com uma série de ações no segmento ambiental. Elas envolvem consultorias, ações, pareceres técnicos e programas nas temáticas energia, fauna, licenciamento ambiental, ruído aeronáutico, solos e flora, resíduos sólidos, recursos hídricos e educação ambiental. Todas as ações estão alinhadas ao novo Planejamento Estratégico (2019-2023) da empresa, direcionado à prestação de serviços aeroportuários, e estão disponíveis aos Governos Estaduais, Municipais e outros operadores de aeroportos.  

Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir da experiência de 46 anos em gestão de aeroportos e que se reverte em investimentos que ajudam a preservar o meio ambiente e incentivem o uso racional dos recursos naturais nos aeroportos sob sua administração. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram desenvolvidas cerca de 1,6 mil ações com foco na sustentabilidade socioambiental. Um dos exemplos é o sistema de captação e reaproveitamento de água dos testes dos caminhões de combate a incêndio, que devem ser realizados diariamente para assegurar que o equipamento esteja funcionando em caso de emergência. Com os ajustes, os testes passaram a economizar cerca de 17 mil m³ por ano, o que abasteceria cem residências com quatro pessoas por 12 meses.  

Outra solução é o sistema contínuo de monitoramento de ruído, que opera a base de energia solar e comunicação remota. Ele permite identificar os níveis de ruído do ambiente e aqueles provocados pelas aeronaves, vinculando as informações daquele determinado voo no momento da medição, o que dá mais precisão a identificação às medidas que devem ser adotadas em conjunto com os operadores de aeronaves.  

   

Referência  

A expertise da empresa também resultou na elaboração da publicação Aspectos Ambientais em Aeroportos. Disponível para download gratuito na página da Infraero, ele reúne 16 artigos técnicos publicados entre 2017 e 2018. Os textos demonstram a atuação da Infraero em aspectos ambientais inerentes a atividade aeroportuária, como Gestão de Efluentes, Mudanças do Clima e Resiliência Aeroportuária, Indicadores de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Potencial de Redução de Emissões Atmosféricas e Gerenciamento do Risco da Fauna no Entorno de Aeroportos.  

Os trabalhos que compõem essa publicação são resultado direto da aplicação da Política Ambiental da Infraero e de seus dez Programas Ambientais. O volume também é uma fonte de informação sobre a gestão ambiental em aeroportos nas mais diferentes regiões do Brasil. “Esse é um projeto que visa contribuir para o setor de transporte aéreo, dada a escassez de bibliografias nacionais relacionadas a temática ambiental aplicada a aeroportos brasileiros”, destacou.  

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo