DESTINOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS

Festival Islâmico de Mértola leva música, dança e um verdadeiro mercado árabe a Portugal

Celebração da cultura muçulmana agita vila alentejana em maio

De 16 a 19 de maio, a vila de Mértola, em Portugal, realiza mais uma edição do Festival Islâmico de Mértola, que celebra a cultura muçulmana neste destino da região do Alentejo.

O evento, que acontece a cada dois anos, conta com uma programação animada, que transforma o centro histórico da vila em um mercado árabe, o chamado souk. Artesanatos, doces, tecidos, música e arte vindos do Marrocos, Tunísia, Egito e Espanha unem-se a produtos da região alentejana nas bancadas do mercado, que é o verdadeiro encanto do festival. Para uma experiência realmente árabe, vale seguir o ritual de pechinchar para conseguir um preço mais baixo.

Jelabas (roupas típicas), incenso, sândalo, chá de menta e especiarias dão cor, aroma e melodia à vila nos dias de festa. Muito além de uma encenação histórica com personagens, o souk transporta os visitantes a um mercado árabe atual, com comerciantes, artesãos e pessoas reais.

Parte importante da experiência do festival, a música transforma três pontos de Mértola em palcos: o Cais do Guadiana, a Praça Luís de Camões e o Largo da Misericórdia. Músicos de diversas partes do mundo se apresentam, trazendo canções com inspiração árabe-andalusi, chaabi, berbere, espiritual sufi, entre outros, alguns mais tradicionais e outros contemporâneos, encontrando-se com estilos como o cante alentejano e o flamenco em um caldeirão cultural.

Mértola é um destino conhecido pelos inúmeros vestígios de ocupação árabe. Uma de suas maiores atrações é a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, que antigamente era uma mesquita. Ainda restam quatro portas de arco ultrapassado (arco em “ferradura”) e o mihrab, nicho de oração muçulmana. Além disso, a entrada fica na lateral da igreja em relação à nave, diferente das igrejas tradicionais.

Serviço:
Festival Islâmico de Mértola
16 a 19 de maio de 2019
Horário do Souk:  10h às 23h (quinta a sábado) e 10h às 18h30 (domingo)
Entrada do Souk: gratuita
Programação: www.festivalislamicodemertola.com

 

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo