EVENTOS DO TURISMO

Expedição de bike valoriza roteiro turístico da Estrada Real

Os resultados alcançados com a realização da ‘Expedição Estrada Real – Caminhos da Bahia Colonial’, foram positivamente avaliados nesta sexta-feira (dia 21) pelo secretário do Turismo da Bahia, José Alves, durante reunião com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alexandre Brust e equipe técnica.

 Setur e CBPM são responsáveis por trabalho conjunto visando à consolidação dos ‘Caminhos da Bahia Colonial. Para tanto, realizaram entre 2014 e 2017, o georreferenciamento da Estrada Real, em território baiano. O estudo identificou as coordenadas exatas do Caminho Real e os indicativos do potencial turístico ao longo do trecho compreendido entre Rio de Contas e Jacobina, numa extensão de 750 Km.

 A expedição sobre bicicletas acaba de percorrer os Caminhos da Estrada Real da Bahia, únicas vias de acesso do sertão durante o século XVIII, por onde passavam aventureiros, escravos e tropeiros. São trechos calçados, rústicos, de pedra irregular, circundadas por igrejas e outras construções da época, além das riquíssimas belezas naturais da Chapada Diamantina.

 “Esta iniciativa é relevante porque contribui para a consolidação dos Caminhos da Bahia Colonial”, disse o secretário estadual do Turismo, José Alves, referindo-se ao fato de a expedição de bike ter percorrido a caatinga, passando por trechos originais do caminho do ouro, no século XVIII. “Estão cadastrados, nesta região Oeste da Chapada, sítios arqueológicos, pinturas rupestres, grutas etc”, acrescentou o secretário.

 Para 2019, a meta da Setur é implantar sinalização turística ao longo do eixo entre Rio de Contas e Jacobina e mobilizar setores público e privado para novos investimentos, valorizando ainda mais aspectos histórico-culturais da rota do ouro.

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo