GOVERNO

Embratur e Secrertaria de Governo fazem parceria para divulgar artesanato brasileiro

Turismo brasileiro fomenta a comercialização dos produtos artesanais visando a geração de emprego e renda no País

A Embratur (Instituto brasileiro de turismo) e a Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) assinaram nesta segunda-feira (10) no Palácio do Planalto, Acordo de Cooperação Técnica que viabiliza parceria institucional entre os órgãos com o potencial de contribuir na promoção do artesanato brasileiro e em outros países. A primeira ação resultante da iniciativa consiste na participação da SEGOV na feira World Trade Marketing (WTM), que acontecerá entre 7 a 9 de novembro, em Londres, em que ocupará espaço fornecido pela Embratur dedicado à exposição de peças de artesanato.

A técnica escolhida para a exposição foi a de renda, em razão da maior praticidade para demonstração ao vivo, e como uma forma de relembrar a abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, que homenageou os artesãos brasileiros. Mais de 20 artistas mostrarão seus trabalhos na WTM, considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Pela Embratur, participaram do evento, além do presidente Vinicius Lummertz, os diretores Gilson Lira, de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, e Tufi Michreff Neto, de Gestão Interna. O presidente do Instituto comemorou o acordo e ressaltou que a plataforma internacional do Brasil no exterior é muito extensa, capilarizada em vários continentes. “A Embratur pode levar muita arte, ela não precisa só vender turismo, mas também conceitos”, destacou Lummertz.

Por sua vez, o ministro Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), Geddel Vieira Lima, reiterou a importância da parceria e afirmou seu incondicional apoio à causa: “A promoção do desenvolvimento do setor artesanal brasileiro fomenta o mercado e estimula ações que geram oportunidade de trabalho”.

A identificação de espaços mercadológicos adequados à divulgação e à comercialização dos produtos artesanais brasileiros é uma estratégia adotada com a intenção de promover a geração de renda aos trabalhadores. Desde 2013, o Programa Artesanato brasileiro é vinculado à diretoria de Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, que detém, entre suas competências, a de formular políticas públicas de apoio ao artesanato brasileiro.

A finalidade do Programa é coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão e desenvolver artesanato e a empresa artesanal. Por isso, são desenvolvidas ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, aproveitamento das ações vocacionais regionais, a preservação das culturas locais, capacitação de artesãos para o mercado competitivo promovendo a profissionalização e comercialização dos produtos artesanais brasileiros.

 

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo