GOVERNO

Consulta sobre Política de Qualificação em Turismo entra na reta final

Documento final do MTur, construído com a colaboração de pesquisadores e da sociedade, deve ser divulgado até o fim do ano

Termina nesta sexta-feira (21) o prazo para a apresentação de sugestões na consulta pública sobre a elaboração de uma Política Nacional de Qualificação para o setor realizada pelo Ministério do Turismo. Até esta segunda-feira (17), o órgão havia recebido 121 contribuições de cidadãos, gestores, acadêmicos e empresários no processo, iniciado em 03 de julho.

O objetivo é garantir a participação da sociedade na definição do documento, que vai nortear diretrizes para a formação de jovens e adultos. O texto preliminar resulta de parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e foi elaborado após a realização de pesquisas, oficinas e seminários em vários estados, que contaram com especialistas de nove instituições públicas de ensino. (Acesse aqui o documento)

A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, lembra que a consulta tem o intuito de garantir o atendimento das necessidades de capacitação no setor. “Estamos empenhados na concepção de uma política que contemple todas as particularidades do turismo no país e proporcione ainda mais qualidade no atendimento a visitantes. Por isso, é importante que os interessados acessem o documento preliminar e façam suas sugestões”, incentiva.

Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail consultaqualificacao@turismo.gov.br, da Coordenação-Geral de Qualificação Turística do MTur.  As contribuições da consulta serão analisadas e compiladas por pesquisadores do projeto e, em seguida, apresentadas ao Conselho Nacional de Turismo (CNT). O documento final deve ser publicado até o fim de 2017.

BRASIL + TURISMO – A definição da Política Nacional de Qualificação é uma das ações do Brasil + Turismo, um pacote de medidas do governo federal, lançado em abril e voltado ao desenvolvimento do setor.

Fazem parte do plano iniciativas como a plataforma Brasil Braços Abertos, que proporciona aulas pela internet a trabalhadores como taxistas e atendentes de hotéis ou pessoas que pretendem atuar no setor turístico. Os interessados devem se cadastrar, até 30 de setembro, no endereço: brasilbracosabertos.turismo.gov.br.

Outra ação de capacitação é o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade (PQI). Em 2018, 120 estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior vão contar com bolsas para a realização de cursos de aprimoramento no Reino Unido. Eles precisam, entre outras exigências, ter obtido mais de 600 pontos no Enem e comprovar domínio de inglês.

As inscrições começam em 17 de julho, por meio do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O cadastro deve ser feito até às 17h, hora de Brasília, de 25 de agosto.

1 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo