AEROPORTOS

Aeroporto de Maceió completa 13 anos de operações

voenews.1

No próximo domingo (16/9), o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), completa 13 anos de operações com o novo terminal. A obra de expansão local, realizada em 2005, contemplou, também, a ampliação da pista de pouso e decolagem, que passou de 2.200 para 2.601 metros.

O terminal de passageiros foi construído com a mais moderna tecnologia e o Zumbi dos Palmares foi o primeiro aeroporto do Brasil a contar com a técnica de eficiência energética de cogeração de energia, uma parceria da Infraero com a Petrobras, que permite uma forma de energia ambientalmente limpa, com a utilização de gás natural.

Seu desenho, de concepção contemporânea e acentuada plasticidade, obedece a traços de uma arquitetura de estrutura mista moldada em concreto e aço. A cobertura do novo terminal de passageiros tem uma abertura zenital – uma técnica bastante utilizada com a intenção de fazer com que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura da edificação.

Com capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros por ano, o terminal alagoano, localizado a 25 km do centro da cidade, registrou, em 2017, um aumento de 3,6% na movimentação de passageiros se comparado ao ano de 2016. Entre embarques e desembarques, passaram pelo terminal, no ano passado, 2.068.245 passageiros.

Além dos voos comercias regulares de quatro companhias aéreas (Gol, Latam, Avianca e Azul) que interligam Maceió a diversos destinos brasileiros – Congonhas, Viracopos, Ribeiro Preto e Guarulhos (SP), Recife (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS) -, o aeroporto conta com voos regulares para Buenos Aires (Argentina).

Melhorias

Nos últimos anos, o terminal passou por uma série de melhorias voltadas ao bem-estar dos passageiros, como a substituição de quatro pontes de embarque/desembarque, a readequação dos balcões de venda, reservas e informações (BVRI) para proporcionar melhor distribuição do mix comercial aeroportuário, e a inauguração de novas lojas. Também foram realizadas melhorias no sistema de refrigeração através do Centro de Gerenciamento Aeroportuário e a revitalização das torres de iluminação do pátio de manobras e estadia de aeronaves.

Além disso, desde agosto, o aeroporto de Maceió conta com Internet Wi-Fi gratuita por uma hora, podendo utilizar outros 30 minutos adicionais sem custos. A nova facilidade faz parte de uma nova estratégia da Infraero, que firmou contrato com a empresa norte-americana Boingo Wireless, líder mundial no segmento.

Clique para comentar

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo