AEROPORTOS

Aeroporto de Foz do Iguaçu completa 45 anos neste domingo

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR) completa 45 anos de operações neste domingo (7/1). Privilegiado por sua localização geográfica, na Tríplice Fronteira – divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai – o terminal paranaense se consolidou como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da economia e do turismo no Paraná.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros a lazer no Brasil. A região é conhecida pelas suas famosas quedas d’água das Cataratas do Iguaçu e pela usina hidrelétrica de Itaipu. A Terra das Cataratas ainda oferece ao viajante a possibilidade de visitar três países em uma única viagem, além de opções de compras, gastronomia e cassinos nos países vizinhos. Juntos, todos esses atrativos fazem com que a indústria do turismo seja a principal fonte de renda do município.

Para o superintendente do aeroporto de Foz, Joacir Araújo dos Santos, é diante deste cenário de desenvolvimento econômico e de turismo local que o terminal paranaense se tornou uma das principais portas de entrada de visitantes brasileiros e estrangeiros. “O terminal é peça fundamental para sustentar essa indústria, visto que ele é responsável pela maior parte da movimentação de pessoas que chegam à cidade”, afirma Joacir.

Com capacidade para receber 2,8 milhões de passageiros/ano, o aeroporto iguaçuense registrou em 2017, 2,2 milhões de viajantes. Quatro companhias aéreas operam no terminal: Gol Linhas Aéreas, Latam, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Avianca, que ligam Foz do Iguaçu a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru.

Investimentos e melhorias
Desde novembro de 2017, a pista de pouso e decolagem do terminal paranaense passa por obras de revitalização de pavimento. Os trabalhos consistem na substituição da capa asfáltica, fresagem e recomposição em toda a extensão da pista, que conta com 2.195 m x 45 m, além da pintura da sinalização horizontal. O investimento para a realização destes serviços é de R$ 10 milhões.

Além disso, em dezembro do ano passado, a Sial Construções Civis LTDA venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A empresa também será responsável pela reforma do pátio de aeronaves, construção de guarita e reforma e ampliação dos sistemas elétricos do terminal, que ainda vai receber quatro pontes de embarque e desembarque.

Os serviços preveem a expansão do terminal de passageiros – de 17 mil m² para 20 mil m². A sala de embarque será ampliada em 232%, passando de de 971 m² para 3.230m²; já a área do desembarque passará de 996 m² para 1.861 m². O espaço dos check-ins também será expandido em 86% (de 860 m² para 1.6 mil m²).

A reforma contemplará também o aumento do número de equipamentos e sistemas; além do aumento dos novos espaços comerciais, que contarão com área 168% maior do que a atual. O prazo de vigência do contrato é de 675 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço inicial.

15 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo