_Destaque

VOENEWS entrevista Vera Lêda da FETRATUH e esclarece problemas com Sindicato e Convenção Coletiva

VoeNews entrevista Vera Leda Ferreira de Moraes Presidente da FETRATUH – Federeação dos Trabalhadores em Turismo e Hospedagem do DF para entender o problema do SEMDETUR – Sindicato dos Empregados em Empresas de Turismo no DF.

Em virtude dos atuais problemas que tem acontecido no que se refere a representatividade dos funcionários de empresas de turismo no DF, onde além de não ter sido definida a negociação com o Sindicato patronal, pairavam dúvidas sobre como está o andamento do processo, o VoeNews procurou a Sra. Vera lúcia Ferreira de Moraes que é presidente da FETRATUH para buscar informações e torna-las públicas, veja entrevista:

VoeNews: Gostaríamos de saber como anda a questão do SEMDETUR – Sindicato dos Empregados das Empresas de Turismo no Distrito Federal, ele fechou ?

Vera Lêda: Não, um sindicato não pode simplesmente deixar de existir, o que acontece é que a última diretoria teve sérios problemas que praticamente inviabilizou a continuação dos trabalhos, mas para um Sindicato deixar de existir somente se a categoria como um todo tomar esta decisão e extinguir essa representatividade.

VoeNews: Diante dessa impossibilidade de trabalho do SEMDETUR por conta das dificuldades mencionadas a categoria ficou sem representação legal ?

Vera Lêda:  De forma alguma, diante desse quadro o Ministério Público passou para a FETRATUH a responsabilidade de representar a categoria até que o Sindicato, que de fato e de direto quem tem esse poder tenha sua situação normalizada, mas atuar como Sindicato a Federação não pode.

VoeNews: E como funcionará essa regularização, quais são os passos e quanto tempo pode demorar para a categoria voltar a ter uma representatividade legal ?

Vera Lêda: A Federação está dando todo apoio e para isso foi criada uma Comissão de Trabalhadores que tem poderes para tomas todas as atitudes para regularizar essa situação. Estatutariamente tem que funcionar dessa forma, logo que tomamos conhecimento tomamos a atitude de buscar de forma objetiva regularizar essa situação, e essa comissão tem inclusive poderemos para nomear uma nova diretoria para o sindicato, acreditamos que no máximo em 90 dias tudo esteja resolvido.

VoeNews: Sobre as negociações com o sindicato patronal, poderia nos falar como está o andamento desse processo ? existe uma preocupação e ansiedade por parte dos profissionais sobre esse ponto.

Vera Lêda: A Federação está tratando do assunto, já tivemos duas reuniões com o Sr. Lamarck que é o Presidente do Sindicato Patronal (SINDETUR), e estamos justamente resolvendo essa questão da Convenção Coletiva que deveria ter sido feita pelo Sindicato, acredito que em 15 dias encerramos as negociações e a mesma brevemente entrará em vigor.

Voenews: Qual a dica que a senhora poderia dar aos profissionais de turismo que ficaram preocupados com a negociação de salários e demais assuntos que o sindicato deveria atuar ?

Vera Lêda: Os profissionais precisam ter consciência que o Sindicato nada mais é do que a própria categoria, e a categoria para ter força ela precisa de representatividade, os funcionários precisam se sindicalizar, dar ideias, participar, apresentar propostas.  É de fundamental importância que todos estejam unidos para exigir o mínimo de direitos. Infelizmente teve que acontecer esse fato lamentável para que fosse observada a necessidade da existência da representatividade sindical,  para que a categoria pudesse ter o mínimo de respeito e claro as negociações de salários e benefícios não ficassem paradas.

 VoeNews: Como a senhora vê a categoria dos profissionais de turismo do Distrito Federal ?

Vera Lúcia:  Na verdade acredito que o Sindicato atual não é o retrato dos profissionais que atuam, vejo um categoria altamente esclarecida com boa formação acadêmica, um pessoal de bom nível intelectual que precisa entender que precisam ter essa preocupação e assumir algumas responsabilidades , uma categoria com essas características se for unida e presente tem tudo para ser forte e atuante, é preciso que todos entendam a importância de se valorizarem e de participarem das decisões que envolvem a suas vidas, os seus ganhos e os seu dia a dia no trabalho.

VoeNews: Agradecemos vossa atenção e a concessão desta entrevista para esclarecermos junto aos profissionais as dúvidas que os mesmos tinham sobre tudo o que foi falado.

Vera Lêda:  Eu quem agradeço a oportunidade e ressalto importância do VoeNews nesse processo de comunicação e conscientização dos profissionais, a alcance que o Portal de Notícias tem nos permite interagir com muitas pessoas, parabenizo a idealização do VoeNews e queremos continuar em contato com esse importante meio de comunicação para nos relacionarmos com o mercado em geral.

 

 

 

 

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo