_Destaque

Visita a Catedral de Petrópolis faz parte dos roteiros dos agentes de viagens durante XI Convenção da Schultz (Veja Fotos)

Evento que teve início na noite de domingo (15;04) em  Petrópolis (RJ) na Região Serrana do Rio de Janeiro e conta com mais de 250 agentes de viagens.Na manhã de domingo, primeiro dia de evento e antes da abertura oficial, os agentes de mais de 100 cidades brasileiras tiveram a oportunidade de conhecer a Catedral de Petrópolis. Símbolo marcante da cidade, a igreja abriga os restos mortais de D. Pedro II, de Teresa Cristina, da princesa Isabel e de seu marido, Gastão de Orleans.
O profissional do VoeNews, Bruno Ielon registrou belas imagens da Catedral, dando ênfase no vitrais que fazem parte desta grande atração turística.

Os profissionais também fizeram uma vista ao Deguste, na Praça Visconde de Mauá, local onde acontece um final de semana por mês evento produzido pelos , produtores de cervejas locais que se reúnem, e oferecem música ao vivo para atrair os visitantes.

Em virtude da convenção da Schultz, a feira, que acontece apenas às sextas e sábados, também foi realizada neste domingo, e contou com  dançarinos da cidade e um show de projeções no prédio da Câmara Municipal.

A OBRA

Em 12 de março de 1876 é lançada a primeira pedra fundamental para a construção da Matriz-Catedral, cujas obras foram iniciadas sob a responsabilidade do engenheiro Francisco Caminhoá.

Em 1884, é lançada então a segunda pedra fundamental, já na posição definitiva.

Em 1901, sete anos após o início, houve interrupção das obras, provavelmente por falta de recursos, e o afastamento do Engenheiro Caminhoá.

A nova fase é reiniciada em 1914 pelo Eng. Heitor da Silva Costa. Convém ressaltar, a diferença de material usado a partir de 1918, do granito para a argamassa.

O piso posto provisoriamente permaneceu até a recente reforma terminada em 1992. Onde hoje está localizado o altar-mor, naquela época, funcionava a sacristia.

Em 1925, por falta de recursos, o Eng. Heitor da Silva Costa deixou a construção, sem finalizar e frente da Catedral.

Em 29 de dezembro de 1929 é iniciada a campanha pró-fachada e, dado reinício às obras para a conclusão da fachada, das Capelas Batismal e Imperial e mais quatro pavimentos da torre.

As 3 naves são inspiração de templos da Normandia, dos séculos XII – XIII, sem excessos na escultura.

Ao centro da entrada da Catedral, sob a torre (de 70 m) se desenha a rosácea gótica e se recorta o tímpano em coroamento da imensa porta. Ali e acima as únicas estátuas, figurando os quatro evangelistas. Abaixo, entre os feixes de colunas que se encontram em ogiva abre-se o vão de ingresso do templo. Na luneta a Cena do Calvário (imagem ao lado), escultura policroma, fundida em cimento (modelo de A. Bordignon – 1934).

 

3 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo