DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Pescaria no Araguaia excelente opção para os praticantes de Pesca Esportiva

capa araguaia.3

Representante do VoeNews esteve na cidade de Aruanã ás margens do Rio Araguaia entre os dias 13 e 21 de maio de 2017 para uma pescaria esportiva e a seguir trazemos  informações desta opção relativamente próxima a Brasília para os amantes da pesca esportiva.

por do sol.5

Ficamos hospedados na cidade de Aruanã  que está estrategicamente localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale a cidade de Aruanã possui uma vista privilegiada dos encantos do rio Araguaia, um dos mais belos rios do mundo, com infraestrutura para receber bem seus visitantes, com hotéis, pousadas aconchegantes, espaços de camping, bares e restaurantes de boa comida e bebida bem gelada.

Existem também as opções de aluguel de casas de veraneio ou ranchos que são facilmente encontrados para aluguel, de forma que é possível estar muito bem acomodado seja em grupo de pescadores ou com a família com  opções econômicas, confortáveis e sofisticadas. Existem também associações que funcionam como colônias e unidade de lazer.

pescadores.1

O Turismo de Pesca Esportiva, de Aventura e Ecológico, são algumas das boas opções para quem se desloca ao município que conta também com a presença indígena Karajá na aldeia Buridina

Considerada “Cidade Portal do Araguaia”, Aruanã oferece lazer em seus rios de lindas praias que atraem milhares de turistas, de todas as partes do Brasil.

Distante de Brasília a cerca de 360 Km  numa viagem de aproximadamente 5 hs de carro, a cidade se destaca pela diversidade de pescarias que poderão ser realizadas no local, afinal além do Rio Araguaia que é o mais conhecido os pescadores poderão ir ao Rio Vermelho, Rio das Mortes, entre outros.

Nesta pescaria fomos em três pescadores, Moisés, Leandro e José Dinoveti, ficamos hospedados no Rancho Nakamura, e tínhamos como guia o Leandro que a mais de 10 anos pesca no local, o que é muito importante, pois trata-se de  local em constante mudança, e além da experiência em pescaria é importante conhecer para evitar acidentes, como  entrar com a embarcação em bancos de areia que somente os mais experiente conseguem identificar, por isso a nossa dica é contratar um “piloteiro” do local caso deseje pescar com sua embarcação e se não tiver, contratar o serviço completo com canoa, motor e piloteiro.

Esse profissional também irá auxiliá-lo no que se refere ao direcionamento de acordo com a pescaria que deseja fazer, nós por exemplo nos deslocávamos normalmente aos locais onde encontram-se normalmente os Pintados, Douradas e Barbados durante o dia e no final da tarde tentávamos pegar as Piraras. Até conseguimos fisgar, mas nesta pescaria não deu para tiramos do rio, mas valeu a emoção.

peixe.22

Importante lembrar que no período da Piracema, normalmente entre Novembro e Fevereiro a pesca é proibida  e nos demais períodos a cota é zero, ou seja, é possível praticar a pesca esportiva e até comer os peixes nas margens dos rios ou nos ranchos, mas transportar nas rodovias é proibido, atentem-se a esses detalhes caso deseja programar uma pescaria no local.

Saíamos todos os dias as 5 hs da manhã para comprar iscas e nos dirigíamos ao rio para passar o dia pescando, levávamos normalmente Lambaris, Minhocuçu e Tuviras  que são iscas que nos permitiram pegar peixes como: Pintado, Dourada, Mandubé, Cachorra, Caranha, Piranha, Barbado e também o perigoso Mandi, e o indesejado Candirú que é babento e nojento, mas que guardávamos para servir de iscas para tentar pegar Pirararas no final do dia.

A paisagem é belíssima e o por do sol maravilhoso, mas é importante além de material de pesca, se preocupar com o bem estar, como levar repelentes e protetor solar, chapéus ou bonés, máscaras, óculos escuros e roupas confortáveis, de preferência com proteção UV pois no rio podemos dizer que “existe um sol pra cada pescador”.

Uma caixa térmica com bebidas á gosto é essencial para passar o dia no rio, e o ideal é levar sobrando, pois o consumo depende muito de como está o sol e como está a pescaria, afinal enquanto o peixe não vem na isca tomar uma gelada é imprescindível.

canoa.1

No segundo dia de pescaria recebemos a companhia de mais pescadores, na outra embarcação estavam o Sr. Anedido e o Sr. Pedro que eram conduzidos pelo experiente pescador local Marcelo que que atende no telefone  (62) 98570-1004.

A embarcação pertence ao Sr. Anedido, porém, conforme indicamos o mesmo contrata um piloteiro/pescador local por questão de segurança e comodidade, afinal além de pilotar e dar dicas para uma pescaria melhor Marcelo deixa o proprietário “preocupado” apenas com a pescaria, cada grupo de pescadores seguia seu caminho, os encontros aconteciam apenas para almoçar e na hora de retornar ao almoço.1

Nós almoçamos todos os dias nas encostas do rio, onde é possível encontrar lugares praticamente prontos para aportar e preparar um bom almoço, levávamos mini fogões e gás e variamos entre fazer um churrasco, fritar um peixe e também fazer um peixe no molho, sempre com o que retirávamos do rio, tudo fresquinho.

Antes do almoço um banho no rio é essencial, mas sempre com o auxilio do piloteiro, pois como já falamos o Rio Araguaia é imprevisível e perigoso, importante se precaver para evitar acidentes como afogamentos, após o almoço uma boa soneca era imprescindível para retomar a pescaria na parte da tarde.

No último dia arriscamos levar só os acompanhamentos, como arroz  e os tomates para fazer a salada, a manhã não foi boa e somente lá pelas 11:30 hs tiramos duas douradas para fritar, é importante saber que não levar nada é um risco que se corre, mas um risco pequeno pois tem bastante peixe no local.

moises.1

Não podemos deixar de ressaltar as belezas de uma mata pouco explorada, árvores raríssima e um show a parte que é proporcionado pelas revoadas dos pássaros de diversas espécies que habitam o local, destaque para os Tuiuius que frequentemente estão as margens do rio dando um toque especial a já maravilhosa paisagem.

O dia no rio, o calor, e a pescaria são cansativas, ainda mais quando se programa para pescar vários dias seguidos como foi o nosso caso. Chegávamos cansados a noite no Rancho Nakamura, mas ainda era possível nos divertirmos um pouco jogando sinuca, baralho e claro tomando uma gelada, mas dormíamos bem cedo, pois no outro dia voltávamos a rotina de acordar as 5 hs da manhã.

Reconheço que tínhamos um cansaço físico, mas nada que uma noite de sono não repusesse, mas o descanso mental e a distância da cidade tumultuada, trânsito intenso, e principalmente estarmos longe deste mundo absurdamente tecnológico que vivemos, não tem preço, foram dias excelentes que nos proporcionaram recarregar as baterias e descansar a mente, além de muita diversão num local maravilhoso.

canoa.2

As agências de viagens que quiserem montar grupos de pescaria poderão entrar em contato com hotéis e pousadas e negociar preços e forma de pagamento diretamente com os proprietários, assim como poderão contratar um ou mais pescadores que acompanharão seus clientes durante toda a estada e pescaria no local.

Após a pescaria intensa recebemos nossas esposas e familiares no rancho para podermos “descansar” da pescaria e desfrutar da estrutura do Rancho Nakamura em família, de forma que a viagem ficasse completa.

Sugerimos no caso de famílias com crianças pequenas, onde nem todos pescam que escolham lugares com melhor estrutura de lazer, para que enquanto os pescadores se divirtam no rio, os acompanhantes também possam se divertir no local em que estejam acomodados.

peixe.19

HOSPITAL MUNICIPAL DE ARUANÃ DR. CLARET

A cidade de Aruanã não dispõe de hospitais ou clínicas particulares, mas abro aqui um parêntese para falar do Hospital Municipal Dr. Claret, devido uma enxaqueca e sinusite minha esposa precisou utilizar o hospital público da cidade, é fui surpreendido com uma estrutura invejável, principalmente para quem mora em Brasília, médicos muito atenciosos, enfermeiros e técnicos trabalhando de forma dedicada e carinhosa com pacientes e acompanhantes.

Após um pré-atendimento rápido de emergência, medicação, exames e internação numa enfermaria com ar-condicionado, macas sobrando e televisão de LED minha esposa Aline recebeu tratamento que somente encontramos aqui em Brasília se for em  hospital particulares, não poderia deixar de fazer este registro. Claro que no mês de Julho pode ser diferenete devido a alta demanda, isso é normal. Mais o hospital está de parabéns.

TEMPORADA DO ARAGUAIA EM JULHO

Lembramos que no mês de Julho o Araguaia transforma-se numa grande praia onde milhares de pessoas se deslocam para o local e ficam hospedados nos acampamentos, não indicamos o período para pescaria, mas podem acontecer nos locais mais distantes tranquilamente.

Acampamento Araguaia

E acampar à beira de um rio não precisa ser sinônimo de desconforto  às margens do Rio Araguaia, acampamentos oferecem cada vez mais itens de conforto e luxo aos turistas. Dentre eles, ar-condicionado, cama grande e confortável, carpete e guarda-roupas.

E o luxo não se limita à hospedagem, pois as longas horas de viagem de carro em estradas de terra até o Araguaia ficaram no passado além de excelente rodovia até a cidade de Aruanã, quem quem quiser, e puder, tem a opção de chegar até os acampamentos pelos ares, de avião ou helicóptero. Já na água do rio, turistas “desfilam” com barcos imponentes.

Sugerimos acessar o site da cidade de Aruanã http://www.aruana.go.gov.br/p/26-turismo.html para ver as associações, hotéis e pousadas do local e caso deseje contrar pescadores um dos mais tradicionais da região e que conta com uma grande equipe para atendimento de grupos seria o Jurandir Pescador https://www.facebook.com/jurandir.pescador.5

GALEIRA DE FOTOS DA PESCARIA

MAIS FOTOS DA PESCARIA NO ARAGUAIA

 

Obs. Fotos tiradas de aparelhos celulares dos pescadores.

 

 

 

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo