EVENTO FENACTUR EM BRASÍLIA

Luiz Carlos Martins da LCM Public Affair apresenta estudo sobre questões sindicais e políticas da FENACTUR

Fenactur (75)

Intitulado “O Brasil está mudando, vamos mudar o Brasil”  apresenta um plano de trabalho que apresenta além de números que demonstram a importância do setor e o crescimento do mesmo, que gera hoje 1 a cada 11 empregos no mundo, tendo uma representatividade de 10,4% do PIB mundial, 6% do comércio internacional e 30% das importações de serviços.

No Brasil, desde sua criação o Ministério do Turismo registrou um salto na movimentação econômica de U$D 24,3 bilhões em 2003 para U$D 163 bilhões em 2017, tendo aumento do número de estrangeiros que subiu de 4,13 milhões para os atuais 6,6 milhões de pessoas.

Em estudo recente da WTTC, estima-se que o turismo deve atingir em 10 anos quase 10% do nosso PIB, e outro dado interessante que pode ser estimulado no Brasil como corre no velho continente é, por exemplo, a maior aproximação do público asiático que chega a marca de 500 milhões por ano e aqui no Brasil os número ainda não são expressivos.

Fenactur (77)

O potencial brasileiro dá-se principalmente devido aos vários segmentos que podem ser explorados turisticamente, com destaque para nossa biodiversidade, patrimônio histórico, pluralidade religiosa, diversidade cultural, eventos únicos como o carnaval.

Além de apresentar número e informações de muita importância aos presentes na assembleia da Fenacur, Luiz Carlos Martins também ressalta a importância do momento político, onde o presidente eleito ressalta que a segurança será uma das principais iniciativas do seu governo, e vai de encontro a um dos motivos pelo qual nosso país não é escolhido para as viagens de muitas pessoas no mundo.

Estratégias e incentivo ao desenvolvimento na área de cruzeiros, atraindo viajantes com maio poder aquisitivo também está entre as propostas do presidente eleito, além das reduções de impostos e redução na burocracia para entrada de visitantes.

A apresentação do cenário político teve como base declarações feitas pelo presidente eleito e pela divulgação da sua política de governo.

A importância do Sindicato Patronal

A criação e importância ade sindicatos é bastante salutar para a economia de um país, pois confere força a categoria representada para reivindicar e exercer seus direitos, o que dificilmente aconteceria caso o indivíduo lutasse por si próprio.

Portanto o sindicato patronal atua em favor da categoria, promovendo seu crescimento através da emissão de propostas de projetos ao legislativo, ou protegendo o setor de situações que prejudicam o segmento, apresentando alternativas possíveis.

A Contribuição Sindical

Foram apresentadas também exemplos de alguns sindicatos diante da nova reforma trabalhista , que tornou a contribuição patronal opcional e consequentemente diminuiu as receitas dessas entidades.

Diante desse cenário alguns sindicatos cortaram custos com funcionários, terceirização de serviços e outras ações, mas outros buscaram o aumento de suas receitas para suprir essa necessidade, ampliação da rede, venda de espaços para divulgação, ampliação dos serviços oferecidos, investimento em publicidade a ampla divulgação dos serviços prestados de forma que seja possível aumentar o número de sindicalizados e a receita.

Alguns estudos de casos foram apresentados para que o Presidentes de cada estado pudesse seguir o exemplo das ações que deram certo, o de São Paulo é o que tem mais exemplos a serem seguidos, mas todos podem contribuir de alguma forma.

A apresentação foi bem abrangente, e alguns estudos de casos, foi feita uma análise geral e apresentado um plano de ação completo, desde do diagnóstico até as propostas de ações Estudo de caso também foram apresentados, seguidos de um plano de ação, tudo isso foi entregue num material de 100 páginas que poderá ser utilizado em cada estado.

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo