ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inglês corporativo: como capacitar colaboradores?

ingles-corporativo

Saiba como fazer com que sua equipe de trabalho seja fluente em inglês

Ainda que não seja o idioma mais falado do mundo em números, o inglês é considerado como uma língua mundial. Justamente por isso, a falta de domínio dessa língua no mercado corporativo pode ter um custo bem alto.

De acordo com uma pesquisa feita pela conceituada revista The Economist em 2016, 74% dos dirigentes de empresas brasileiras passaram pela situação de perder clientes ou oportunidades profissionais por não conseguirem se comunicar em um idioma estrangeiro, número bem alarmante.

Outra pesquisa, feita pelo Business English Index / Global English com executivos de 77 países mostrou que 91% dos entrevistados colocam o inglês como o principal idioma no mundo dos negócios, o que significa que quem não tiver seu domínio pode passar por problemas no mercado.

Se você deseja que os profissionais da sua empresa sejam capacitados e dominem o inglês, saiba que existem alternativas práticas, econômicas e eficientes para isso. Conheça o que pode ser feito para mudar a situação e colocar sua empresa em um novo patamar.

O que fazer para capacitar os colaboradores de uma empresa na língua inglesa?

Cada uma das seguintes alternativas pode trazer bons frutos para a companhia. Por isso, o ideal é que sejam implementadas o quanto antes, de modo que a empresa esteja preparada para lidar com um mercado cada vez mais globalizado.

Bolsas em cursos de inglês

Investir no ensino de inglês é algo que será benéfico para a empresa, mas também para o colaborador que passará por essa transformação. Por isso, uma boa opção é o oferecimento de bolsas de estudo para o ensino do idioma inglês.

A empresa pode arcar parcial ou totalmente com o valor do curso. Assim, a conta não fica pesada para nenhum dos lados devido aos benefícios que serão sentidos pelo profissional, que poderá utilizar os conhecimentos em sua carreira e vida pessoal, e também pela empresa, cujos colaboradores serão mais capacitados.

Aulas em grupo na empresa

Outra alternativa interessante e que pode trazer resultados homogêneos, em que os colaboradores estarão quase no mesmo nível de domínio do idioma, é a contratação de um professor para ministrar as aulas apenas para a empresa.

Essas “aulas particulares” podem ser aplicadas tanto nas dependências da empresa quanto na escola de idiomas, de acordo com a negociação que for feita com a instituição de ensino, e as vantagens são nítidas.

Além de todos estudarem com o mesmo professor, a equipe poderá estudar junta, até mesmo em horários alternativos, para fazer as atividades e tirar dúvidas, o que consequentemente fará com que os funcionários se aproximem e criem um senso de coletividade que pode impactar positivamente em seu desempenho.

Aulas de inglês online

Pode ser que as aulas presenciais não possam ser adotadas pelos colaboradores, seja em escolas diferentes ou na mesma turma, devido à disponibilidade de tempo, o que traz um destaque interessante para as aulas de inglês online.

Hoje em dia, é possível encontrar cursos de alta qualidade, oferecidos por empresas e instituições reconhecidas no mercado, e que podem ser feitos nos horários disponíveis de cada colaborador, de modo a se adequar perfeitamente à sua rotina.

Deve-se ressaltar a importância do comprometimento e da disciplina devido à ausência da participação em aulas presenciais, mas com um conteúdo de boa qualidade e determinação por parte dos alunos, os resultados tendem a ser positivos.

Como motivar os colaboradores a aprender inglês?

Se os profissionais mostrarem empenho e interesse no aprendizado, então uma etapa importante já terá sido concluída, mas nem todos conhecem a fundo as vantagens e oportunidades que o domínio de um novo idioma pode trazer, principalmente ao se tratar do inglês.

Alguns benefícios podem ser reforçados à sua equipe para ajudá-los a ter mais motivação, como os seguintes:

 

  • Novas oportunidades: seja dentro da empresa ou em outras vagas no mercado de trabalho, quem domina o inglês pode ocupar cargos de maior prestígio nas empresas em relação àqueles que falam apenas o português, o que pode impactar positivamente em seu futuro.

 

 

  • Valorização profissional: o domínio de um novo idioma e tudo o que acompanha essa decisão fazem com que o colaborador seja mais valorizado e, assim, possa ter um aumento salarial interessante, já que será capaz de trilhar novos caminhos dentro da empresa.

 

 

  • Bagagem intelectual: além da parte profissional, o aprendizado do inglês pesa positivamente no âmbito pessoal, já que os colaboradores poderão ter acesso a conteúdos de seu interesse nesse idioma, os quais estão disponíveis em maior quantidade do que em português, além de entender as músicas, filmes, séries e demais conteúdos em inglês que fazem parte do seu dia a dia.

 

 

  • Tendência de mercado: hoje, o inglês ainda é facultativo no mercado de trabalho, mas com o passar do tempo e o fortalecimento da globalização, não é difícil imaginar um momento em que ele será obrigatório, principalmente para cargos de melhor remuneração. Portanto, quem se capacitar agora já estará preparado para as exigências do futuro.

 

Como comprovar os conhecimentos em inglês?

Depois de aprender a teoria, chegará a hora de colocar os conhecimentos em prática para que os conhecimentos de inglês sejam certificados e reconhecidos, o que é feito através dos testes de proficiência.

As opções mais conhecidas são as seguintes, com as instituições responsáveis por sua aplicação:

  • International English Language Testing System (IELTS – British Council);

  • Certificate of Proficiency in English (CPE – ESOL, da Universidade de Cambridge);

  • Test of English as a Foreign Language (TOEFL – ETS [Educational Testing Service]).

É preciso procurar as datas e locais de aplicação dos testes, que variam de acordo com a instituição responsável por sua organização. Depois da aprovação, então os colaboradores estarão efetivamente capacitados para lidar com o inglês em seu cotidiano.

Invista nos conhecimentos em inglês de sua equipe de colaboradores e, sempre que necessário, conte com os serviços de uma empresa de tradução profissional e experiente. Assim, você e sua equipe obterão todos os benefícios que o idioma inglês pode trazer!

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo