ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Voetur realiza palestras para funcionários no “Novembro Azul”

voenews

O Universo masculino ainda da mostras de desconhecimento e receios que cerca a prevenção do câncer de próstata, e essas barreiras precisam ser quebradas, e o foco precisa ser justamente na prevenção, e assim como as mulheres tem que ser preocupar com o câncer de mama, é preciso conscientizar os homens das estatísticas desfavoráveis e da necessidade do universo masculino quebrar preconceitos e tratar esse assunto com mais seriedade.

Para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.

voenews

Tatiana Margot (Técnica responsável por fazer as Palestras)

Deixar o bigode crescer durante o mês de novembro (o que é conhecido em alguns países como “movember”, uma mistura das palavras inglesas moustache e november) também virou um dos símbolos da campanha, a idéia é que o novo visual proporcionado pelo bigode pudesse simbolizar a mudança da forma como os homens “encaram” os cuidados com a própria saúde.

O mês de Novembro existe um esforço de mídia para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que ajudam nas rotinas de check-up médico.

O Grupo Voetur que tem grande preocupação com os mais de 700 funcionários está realizando palestras com todos os funcionários do sexo masculinos destacando a necessidade da prevenção para evitar problemas futuros, e da importância de se fazer exames contantes para saber como anda a sua saúde.

A empresa oferece plano de saúde, mas isso não é o bastante, pois a maior dificuldade é justamente os homens entenderem que antes de um possível toque retal existem vários mecanismo para se detectar qualquer problema relacionado á próstata.

voenews

Funcionários do Grupo Voetur

O câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A taxa de incidência da doença é 6 vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento, e a previsão é de que em 2016 ocorram 61.200 novos casos (INCA).

Bons hábitos, por mais clichê que pareçam, são de importância crucial na prevenção de doenças, inclusive do câncer de próstata. “Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis, como mudanças em hábitos de vida. É importante manter a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobre em gorduras”, destaca o oncologista Luciano Paladini, médico analista da Evidências – Kantar Health. “Com a detecção precoce do câncer da próstata, conseguimos taxas de cura em torno de 90% a 95%”.

O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o ainda temido exame de toque. “O toque retal, um exame rápido – dura segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem – deve também ser realizado, já que o PSA não é eficaz sozinho. Cerca de 20% dos casos diagnosticados ao toque retal podem cursar com PSA normal ao diagnóstico. Infelizmente, ainda há muito preconceito com esse exame. Aproximadamente dois terços dos homens brasileiros não se submetem ao toque retal de rastreamento. Os dois exames juntos (toque e PSA) conseguem diagnosticar 80% dos casos de neoplasia de próstata”, alerta Paladini.

Fica a dica para todos os homens.

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo