_Destaque

Entrevista Unal Toprakkale proprietário da Lenda Tour que recebeu o Famtrip da Interglobe em Marrocos

O Voenews, a convite da Interglobe Tours,na pessoa do seu Diretor Márcio Bessa participou de uma belíssima viagem de conhecimento ao Marrocos, um país lindo e surpreendente, onde em cada uma das cidades nos deparamos coisas incríveis.

Foi uma viagem entre os dias 11 e 17 de fevereiro com um grupo de agentes de viagens de Brasília, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Aracaju.

Desembarcamos em Casablanca e passamos também  pelas cidades de Rabat, Tanger, Fes, Xaouen, Meknes  e Marrakesh e além de termos um excelente Guia falando português, o Idriss, tivemos a honra de temos presente durante toda a viagem o proprietário da Lenda Tours, empresa que ofereceu todo o roteiros que é comercializado no Brasil pela Interglobe Tours.

Marrocos 6º dia (196) (Copy)

O proprietário é  Unal Toprakkale, um turco nascido  em Ancara  capital da Turquia que trabalha com turismo a 26 anos, ou seja,  sua profissão sempre foi no turismo, e dentro do segmento desenvolveu várias funções, principalmente a de guia até se tornar o proprietário de sua empresa.

Foi em Marrakesh após um grande show que aconteceu que tive a oportunidade de entrevistá-lo, de forma que pudéssemos conhecer um pouco da história do empresário, entender um pouco mais da sua relação com os brasileiros e sobre seus roteiros no Marrocos.

VoeNews:  Como começou sua careira no turismo ?

Unal: Inicialmente só recebia  grupos nos aeroportos e levava aos hotéis, somente serviços de traslados, era funcionário de uma empresa de receptivo numa  época em que a profissão de guia não era regulamentada. Como eu falava francês, e precisavam de alguém para receber um grupo de franceses, me  convidaram para fazer este trabalho.

VoeNews: mas você não tinha experiência, como foi que conseguia desempenhar o trabalho se nem guia você era ?

Unal: Realmente foi na vontade mesmo, para se ter uma ideia no atendimento  ao primeiro grupo nos  perdemos  pelo ao menos umas dez vezes, justamente porque não tinha experiência em fazer isso, o pior é que o grupo sabia que estávamos perdidos, mas foram compreensivos porque eu era um jovem de apenas de 19 anos.

Posteriormente fiz um curso de guias, que passou a ser exigido para desempenhar a função e conheci todos os roteiros da Turquia, aí sim me tornei um especialista.

2 Marrocos (8)

VoeNews:  Mas você fala outras línguas além do Francês, aprendeu isso no curso de guias ?

Unal:  Foi um interesse pessoal, procurei aprender outras línguas, entre elas o Português e Espanhol, mas antes procurei pesquisar a respeito das línguas, e me informaram que era melhor que eu aprendesse o português primeiro para depois aprender o espanhol, para que não misturasse os dois idiomas. Normalmente quem  aprendia primeiro o espanhol não conseguia falar o português, no máximo um “portunhol’, e para evitar isso procurei aprender o português primeiro.

Voenews  Como aprendeu o Português, pois vejo que fala a muito bem a nossa língua, ainda mais sendo turco ?

Unal:  Existiam  duas formas de aprender o português corretamente, a primeira seria ir á Portugal e a segunda ir ao Brasil, e optei por ir para o Brasil.

Fui para Salvador porque tive um grande amigo turco que mora na capadócia que morou três anos no Brasil, e numa conversa ele me aconselhou a ir ao Brasil, principalmente porque a cultura brasileira era muito próxima da cultura turca e que eu não teria problemas  em conviver no Brasil.

E de fato ele tinha razão, fui a Salvador onde fiquei nove semanas, e fiz aulas com professores portugueses numa escola de idiomas e uma semana depois fui a uma Universidade Federal  de Salvador, onde contratei aulas particulares.  A vontade de aprender a língua, o interesse que eu tinha pelo portugues foi determinante para que eu conseguisse.

VoeNews:  Mas o mundotem muitos idiomas, porque optou por aprender justamente o português ?

Unal: O interesse nos português se  deu porque na  verdade eu queria mudar o foco do meu atendimento, eu queria diversificar minha atuação e sinceramente deixar um pouco de trablhar com os franceses que era minha especialidade para receber pessoas de outros países, no caso principalmente do Brasil.

Na verdade eu já previa que poderíamos  ter um certo problema em algum momento no que se refere a uma possível aversão a cultura oriental por parte dos franceses, e isso me incomodava, e como era previsto, vemos que neste momento isso está acontecendo.

Para se ter uma ideia, quando eu resolvi aprender o português não tínhamos nem o hábito de receber em nosso país turistas brasileiros, mas eu gostaria de promover uma mudança drástica necessária, porque como sabia que teria escassez de turistas franceses devido a nossa cultura, eu precisava mudar o público que eu atendia e para isso teria que aprender um novo idioma, ou então teria que trocar de profissão, e eu preferi a primeira alternativa.

Marrocos 6º dia (216) (Copy)

VoeNews:  Como foi esse aprendizado, conte-me  se encontrou dificuldades não só pra aprender o português  mas também para conviver um período no Brasil vindo da Turquia ?

Unal: Fiquei muito feliz em aprender o português e durante a minha estada no Brasil eu adorei o país e principalmente as pessoas, mas é importante salientar que quando fui ao Brasil eu não tinha uma empresa de receptivos e nem pensava nessa hipótese, eu era apenas um guia interessado e aprender um novo idioma e expandir meus horizontes como profissional.

A situação em que me encontrava era muito delicada, um guia precisa falar outros idiomar e se especializar para receber turistas de outros páises, e quando eu fui para o Brasil eu não falava nada de português, a situação foi bem difícil, sabia no máximo três ou quatro palavras.

As dificuldades foram muitas, o fato de você trocar de continente sem falar nada da língua local é muito complicado, isso seria difícil independente do país que eu fosse e de qual idioma ele falasse, mas fomos em três, todos amigos e guias turísticos, mas dois desistiram e voltaram exatamente quatro semanadas depois. Eu persistir mesmo com as dificuldades, uma delas foi que nos equivocamos na escolha do bairro, um local perigoso que não nos transmitia segurança.

VoeNews: com tanta dificuldades não pensou em desistir e voltar para seu páis ?

Unal: Eu senti uma energia positiva e todos os dias que ia á escola de idiomas e encontrava brasileiros que nem me conheciam, mas mesmo assim me cumprimentavam me deu muita força para continuar, e adorei tudo isso, principalmente o fato da persistência me permitir hoje trabalhar com o Brasil, e pretendo trabalhar sempre com os brasileiros, agora e no futuro.

3 Marrocos (8)

VoeNews:  E quando retornou a Turquia teve chances de praticar o seu português, afinal sabemos que somente falando podemos aprimorar um segundo idioma.

Unal: Quando retornei á Turquia tive muita sorte, até porque os brasileiros começaram a se interessar pelo país e tive a oportunidade de praticar a língua que tinha aprendido fazendo aquilo que sempre gostei, que é receber pessoas.

VoeNews: Esse “começamos a receber brasileiros” por acaso foi devido a novela de uma emissora brasileira que teve partes filmada na Turquia ?

Unal: Na verdade nos não sabíamos que tinha novela passando no Brasil,  os turcos não sabiam, eu claro, como tinha contato com os turistas brasileiros eles me falavam, mas sinceramente não assisti  a novela,  mas os turistas brasileiros nos chamavam de Mustafá, chamavam todos por este nome e falavam que era justamente devido a novela que passava no Brasil.

Parece que falavam de um assunto relacionados ao tráfico de mulheres, e nós levávamos na brincadeira principalmente alegando que estávamos ao lado da Rússia, e se por acaso alguém via sequestro daqueas mulheres.

VoeNews; mesmo não tendo assistindo você entende que a mesma teve importância na divulgação da Turquia no Brasil, principalmente devido as filmagens de lindas paisagens?

Unal: Sim, sem dúvida, a  verdade é que essa novela nos ajudou muito, foi uma grande propaganda do nosso país, uma grande divulgação das nossas belezas, cultura e atrativos turísticos.

Unal: Eu particularmente nem imaginava que o povo brasileiro gostava de São Jorge da Capadócia, ficamos sabendo  até que existe uma música que na verdade é a oração de São Jorge que já foi cantada por grandes cantores brasileiros.

Eu acredito que o poco brasileiro é um povo irmão dos turcos.

Marrocos 6º dia (193) (Copy)

VoeNews: Vocêfoi guia muito tempo, e hoje um empresário do setor, são diferentes atribuição, como foi essa mudança ? O fato de ter sido guia te ajuda na nova função ?

Unal: Agora eu sou dono da empresa, muito trabalho e muitas responsabilidades, realmente é algo muito, mas muito diferente de desenvolver um trabalho de guia turístico.

São responsábilidades muito diferentes.

Claro que o fato de ter iniciado minha vida profissional como guia me ajuda bastante nas minhas novas atrtibuições, o fato de conhecer todos os roteiros para mim é um facilitador.

Eu tenho como saber o que o viajante espera da viagem, quais são suas expectativas com relação ao roteiro escolhido por ele.

Então é possível compreender as necessidades do mesmo, como identificar onde ele deseja passar mais tempo, onde ele prefere ter uma estada mais rápida, os lugares que ele gostaria de tomar uma cerveja por exemplo, ou simplesmesmente tomar um suco de laranja.

Essa percepção se adquire com o trabalho, e principalmente com a experiência que tenho de 23 anos de guia que agora me ajuda muito como empresário do setor.

VoeNews:  Mas você continua em contato com seus amigos que ainda exercem a profissão de guia ?

Unal: Claro, são e sempre serão meus amigos, e são esses profissionais que também nos atendem, nos  atualizam constantemente sobre as necessidade de readaptar os roteiros de forma que possamos atender os clientes da melhor maneira possível. A qualquer dia, a qualquer hora eu consigo falar com os guias, perguntar e tirar dúvidas que possam agregar ainda mais valor aos nossos roteiros.

Esses  guias que estão trabalhando hoje, muitos deles trabalharam comigo, de fato que eu os conheço pessoalmente e conheço detalhes dos trabalhos que desempenham e sei de suas peculiaridades de forma que eu sei identificar qual o melhor guia para cada roteiro e também o melhor guia para determinado público que iremos receber, e isso nos permite atender com um diferencial.

Sabemos inclusive quais são os destinos preferidos de cada guia e procuramos direcioná-los para eles, pois sabemos que trabalharão ainda mais felizes e as informações que serão passadas serão ainda mais importantes e detalhadas.

6 Marrocos (5)

VoeNews:  Brasileiros nem sempre falam um segundo idioma, e claro, exige-se que os roteiros tenham guias falando português ou no máximo espanhol, vê isso como uma dificuldades para atender ?

Unal: É uma pergunta que me dá a possibilidade de fazer uma propaganda da nossa empresa, afinal nós temos  uma equipe de cerca de 40 guias onde quase todos falam português, e sabemos muito bem o que o brasileiro espera, seja em Marrocos, seja na Rússia, seja no Leste da Europa ou na Turquia, estamos prontos para atender esse ´público no seu idioma e com todo o conforto que eles esperam de um roteiro turístico internacional.

VoeNews Você mencionou alguns destinos que opera, mas você tem sede na turquia, como funciona sua operação nos demais países ?

Unal: Nossa sede é na Turquia, mas acabamos de abrir uma empresa em Praga e temos uma oficina em Marrocos e outra em Paris, de forma que temos a presença física em todos os roteiros onde estamos operando, assim temos o suporte necessário e estrutura adequada que nos permite desempenhar um bom trabalho.

Na Rússia onde não temos oficina, nós fizemos uma parceria com uma empresa que é metade Turca e metade Russa com a qual no temos todo o apoio para nossos funcionários e aos viajantes.

4 Marrocos (6)

VoeNews: Você elogiou o público brasileiro, ele é o seu preferido ? quais principais roteiros que opera para os brasileiros ?

Unal: Claro que o Brasil não é o único pais de onde recebemos passageiros, mas eu particularmente tenho uma relação de coração com os brasileiros, sou apaixonado pelo Brasil e o considero meu segundo país.

Mas trabalhamos com a França, Alemanha, Rússia, entre outros. Mas com os países da América do Sul operamos mais os destinos Marrocos, Rússia e Europa. Com  os Russos o destino Marrocos,  e com o Franceses a Rússia e com o Alemães a Turquia.

Mas meu público preferido é sim o brasileiro.

VoeNews:  Sobre o Famtrip de brasileiros, como estamos no penúltimo dia já é possível solicitar que comente a viagem.

Unal:: Inicialmente eu estava com medo do que viria, não imaginava como seria pelo fato de não conhecer  as pessoas que viriam á Marrocos. Ainda tinha o stress e a preocupação de realizar uma viagem para profissionais, onde estamos mostrando a eles nosso trabalho sem que houvesse nenhum erro que causasse uma má impressão da empresa, mas  agora que estamos no penúltimo dia e posso fazer uma análise do que foi realizado e  posso afirmar que estou muito feliz com tudo o que aconteceu.Passamos um tempo muito bom juntos, e por diversos momentos eu simplesmente esqueci que era o dono da empresa e que estava proporcionando um Famtrip á operadores e agentes de viagens, eu simplesmente me via várias vezes como um viajante do grupo e isso foi muito divertido.

VoeNews:   Você recebe turistas brasileiros e agora profissionais brasileiros, é diferente ?

Unal: Assim como acontece em todo o mundo, normalmente os profissionais e os passageiros de cada país se assemelham muito, então procuramos tratar ambos da mesma forma e apresentar os roteiros de forma igual.

VoeNews: Foi montado um excelente e amplo roteiro onde conhecemos muitas cidades, muitas belezas, viajamos muito por Marrocos, acredita que a curto ou médio tempo conseguirá colher os frutos deste investimento ?

Unal: Tenho certeza de que teremos bons resultados, e mesmo que eu fosse imaginar o pior, que seria não temos o retorno esperado pela realização da viagem, eu afirmo que estou muito feliz de ter realizado, e principalmente ter participado. O fato de ter tipo a oportunidade de reviver o trabalho que é desenvolvido pelos guias, ainda mais com brasileiros e num roteiro tão interessante me deixaram muito satisfeito.

Marrocos 6º dia (200) (Copy)

VoeNews:  Você conviveu  com Brasileiros de mais de uma região, candangos,carocas, paulistas, nordestinos e do sul do Brasil, nós identificamos pelo sotaque e pelas ações cada um, e você  conseguiu identificar diferenças?

Unal: Eu particularmente adoro essa diversidade, mas  sempre observei que os brasileiros quando saem do brasil em viagem não existe mais essa diferença, os brasileiros são apenas brasileiros, eles se unem e tornam uma só raça, sem diferenças, pra mim fica imperceptível diferenças de regiões ou maneira de falar.

VoeNews: O VoeNews é acessado principalmente do Centro-Oeste do  Brasil, mas temos acesso do Brasil inteiro,  no Centro-Oeste sabemos que sua parceira é a INTEGLOBE TOURS e no resto do Brasil como funciona a distribuição dos seus produtos?

Unal: Atualmente temos parcerias com cerca de 10 operadoras de forma que o Brasil inteiro possa comercializar nossos produtos, mas desde  já aviso que não tenho a intenção de aumentar isso de forma drástica, quero ter distribuição, mais não estou preocupado  em ter um grande volume, a minha preocupação é e será sempre com a qualidade.

Minha operação é em países distantes, e como sou turco, vou explicar dando um exemplo, um Turco não vai á Cuba dez vezes, ele vai apenas uma vez na vida, e se gostar muito pode ir duas, então essa viagem precisam ser muito bem feitas e valer a pena, principalmente porque como o destino é distante o valor investido também é alto, é a realização de um sonho, não é uma viagem de rotina.

7 Marrocos (15)

VoeNews:  Dentro deste conceito que realizou um Famtrip tão abrangente ? Conhecemos praticamente o paíss ?

Unal:  Sim, com certeza, o objetivo deste Framtrip não foi de forma alguma fazer publicidade de nossa empresa, e sim proporcionar aos profissionais participantes o conhecimento de Marrocos, um destino que tem muitos atrativos e diversidades mais não é tão conhecido no mundo.  Uma vez conhecido é claro que a vontade de viajar para Marrocos será automática, nossa intenção é divulgar o destino.

VoeNews:  Tenho a informação  que á partir das postagens de fotos dos profissionais que participaram do Famtrip já existem  pessoas que já estão com interesse em Marrocos. Esse é o caminho ?

Unal:: É justamente isso que esperamos,  que os profissionais de turismo promovam nosso destino á partir desta viagem e que muitas outras pessoas se interessem por Marrocos e venham conhecer o nosso país, como se fala no Brasil, o “boca a boca” acredito que seja uma grande maneira de divulgação principalmente quando se tem profissionais envolvidos.Eu tenho convicção que o Brasileiro vai gostar de viajar por Marrocos, principalmente devido ser muito cultural, paisagens maravilhosas, coisas que brasileiros gostam, temos montanhas, temos mar, temos deserto e comida muito boa.

VoeNews:  Você é turco como surgiu seu interesse por Marrocos  ?

Unal: Temos pontos parecidos, a religião é igual por exemplo, mas culturalmente  fomos nos aproximando, mas não vejo isso comercialmente, nós na nossa empresa operamos os países que podemos operar, e não entramos em países que não podemos intervir na hora que for preciso.

Não operamos a China, não operamos o Japão, nos fomos nos lugares onde temos alguma ligação histórica, econômica ou cultural, e Marrocos faz parte.

Se o Egito fosse um destino que se comercializasse iríamos operar também, mas não é o caso no momento devido aos eventos que lá  acontecem, pois também temos ligação com esse país.

Marrocos 6º dia (221) (Copy)

VoeNews:  Apesar da diferença do idioma que é enorme, afinal árabe é uma língua muito difícil, assim como o francês que também é falado em Marrocos, e somos de uma religião diferente, percebi uma alegria muito grande do povo em nos receber, como explica isso ?

Unal: Acredito que os turistas em geral  veem o  idioma como um fator que determina a escolha de um país para  visitar ,nos na Turquia tivemos muitos brasileiros, e nem o brasileiro falavam turco e nem o turco português , mas sempre o brasileiro amou a viagem a Turquia e foi muitíssimo bem recebido,  e normalmente amaram e recomendaram a viagem.

Eu acredito que aqui em Marrocos será a mesma coisa, pois são povos que são muito próximos culturalmente.

VoeNews:   De onde acredita que vem essa proximidade e relacionamento entre brasileiros e marroquinos ?

Unal: O Brasil tem pessoas de origem oriental, do Líbano, da Síria, o Brasil tem pessoas de origem africana e foi colonizado por portugueses, ou seja é composto por vários povos, assim como em Marrocos, outro ponto em  comum é o fato de ambos não terem economia estável, passam alguns anos bem e outros em crise, e depois de novo vem o crescimento.

Então os valores do dólar e outros fatores, e  muitos nem sabemos explicar acabam por aproxima esses dois país.

4 Marrocos (64)

VoeNews: Vimos um país organizado, muito limpo, multicultural, respeito as religiões , além de ser muito próximo da Europa, como vê o futuro de Marrocos como destino turístico ?

Unal: Com muito otimismo, porque esse país está seguindo uma política muito inteligente, está utilizando uma grande vantagem que é a sua localização estratégica e geográfica, esse país tem muitas riquezas, tem tudo que precisa,  e passou a usar a tecnologia que o permite crescer como país, indústria e comércio e consequentemente o turismo acompanhará tudo isso.

VoeNews: Fomos muito bem recebidos e tratados pelo seu Guia que nos surpreendeu com um ótimo português e conhecimento, como vê a importância de um serviço como este?

Unal: Um guia é algo de fundamental importância  numa viagem, principalmente uma viagem como está. Acredito que nossa empresa pode organizar perfeitamente um roteiro, utilizar os melhores hotéis, levar os clientes  á restaurantes premiados,  e mostrá-lo os melhores lugares do país, mas se não conseguirmos oferecer um bom serviço do guia que  acompanhe os passageiros durante toda a viagem  essa viagem não pode ser considerada boa.

Da mesma  forma que tenho a convicção que podemos oferecer uma comida boa, hotéis razoáveis, mas se o guia for bom a tendência é que a viagem seja boa.

Como fui  guia eu acho que sou uma das pessoas que conhece e sabe dessa importância, e procuro trazer isso para nossa empresa, a importância de se conhecer os destinos, inclusive na Lenda Tour quem tem a determinação de criar roteiros,mudar roteiros e programar as viagens são justamente guias turísticos que passaram os anos viajando com os turistas, olhando nos olhos deles e identificando o que eles querem, o que eles preferem.

Marrocos 6º dia (209) (Copy)

VoeNews: Obrigado pela entrevista e se quiser deixar uma mensagem para os leitores do Voenews fique a vontade.

Unal: Quero agradecer, fiquei muito feliz, claro que ninguém abre uma empresa para se divertir, nós fazemos negócios , procuramos ganhar dinheiro, mas para mim pessoalmente essa profissão é de coração, e poder trabalhar na profissão que amo e ainda com os brasileiros para mim é muito, muito especial.

Obrigado.

534 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo