DESTINOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS

Dicas para não passar apuros na viagem internacional

viagem-internacional-1

Nem sempre é possível evitar imprevistos, mas existem formas de encará-los com mais tranquilidade

Você está prestes a embarcar em sua viagem dos sonhos e precisa de dicas que ajudem a manter os apuros bem longe?

Este artigo reúne algumas orientações que muita gente esquece, ou não sabe, e que podem evitar grandes inconvenientes – incluindo prejuízos financeiros. Para conferir tudo isso, continue lendo.

Contrate um Seguro Viagem

Imagine a seguinte situação: você programa uma viagem incrível – sua primeira experiência internacional – para ver a neve pela primeira vez. Eis que durante uma aventura na aula de esqui, você cai e quebra o pé.

Nesse momento, como num estalo, você se lembra que não contratou o seguro viagem, pois achou que seria desnecessário. E agora terá que gastar boa parte do orçamento destinado aos passeios e compra de lembrancinhas, com atendimento médico.

O Seguro Viagem é um investimento muito baixo, com opções de até R$10 ou R$15 por dia, e que pode poupar os viajantes de prejuízos enormes – acidentes, doenças etc.

Em alguns destinos a contratação prévia do seguro é obrigatória, como no caso dos países signatários do Tratado de Schengen. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Baixe um tradutor que funcione offline

É muito comum escutar por aí histórias sobre apuros vividos por turistas na tentativa de se comunicar fora do país. Uma delas até viralizou nas redes sociais alguns anos atrás.

No vídeo, um brasileiro tenta fazer um pedido no McDonald’s durante uma viagem aos Estados Unidos. Todo convencido, ele arrisca no inglês e ainda diz que está “deitando” na compreensão do idioma. No entanto, na hora de retirar os pedidos, ele descobre que não foi tão claro assim, pois achou que pediu batatas fritas e recebeu duas bebidas, parecidas com milkshakes.

Apesar de ser engraçado ver a reação da família do rapaz, consegue imaginar o desespero de não conseguir se comunicar? Por isso, contar com um tradutor que funcione, mesmo quando não há sinal de internet, pode livrar você de situações constrangedoras.

Basta procurar na loja de aplicativos do seu smartphone e baixar. Existem versões pagas e gratuitas, o ideal é testar antes de embarcar.

Garanta “itens críticos” na bagagem de mão

Existem dois tipos de bagagem: a que será despachada pelos funcionários da companhia aérea, transportada no bagageiro do avião, e a que vai junto com o passageiro, feita para levar itens de valor e documentos (bagagem de mão).

No entanto, das 4,6 milhões de malas viajadas, cerca de 0,49% costuma ser extraviada. Apesar de ser a exceção, acontece. Por isso, aqui estão listados alguns itens que, se levados na mala de mão, podem evitar que um imprevisto vire uma enorme dor de cabeça.

Roupas extras

Caso haja um extravio de bagagem, é melhor garantir que haja uma troca de roupa, incluindo um casaquinho e um par de sapatos confortáveis. Isso garante mais tranquilidade e conforto – pois você terá roupas limpas para um banho após a viagem – para resolver essa situação desagradável de cabeça fresca.

Carregador portátil de celular

Bateria de celular é um caso sério. Ainda mais nos dias de hoje com smartphones que são praticamente mini computadores, a carga não costuma durar muito tempo. Por isso, um carregador portátil é um item quase essencial para evitar imprevistos em uma viagem internacional.

Medicamentos

Analgésicos, remédios para enjoo, antiácidos e medicamentos de uso contínuo também devem ser levados na sua bagagem de mão. Lembre-se de preservá-los na embalagem original e levar a prescrição médica (se tiver) para evitar qualquer problema na hora de entrar no país.

Esteja sempre comunicável

Além do carregador portátil de celular, existem outros cuidados necessários para se manter 100% comunicável durante a viagem. Como a ativação do serviço de roaming internacional ou a compra de um chip com um pacote de dados para usar a internet móvel.

O roaming internacional permite que você continue recebendo ligações, mensagens de texto e usando a internet normalmente pelo seu chip mesmo. Mas é importante saber que esse serviço costuma ter o preço elevado. Entre em contato com a sua operadora para saber todos os custos antes de ativar!

Para aqueles que não fazem questão de manter o seu número ativo, mas precisam manter pelo menos o WhatsApp e o Facebook funcionando, vale mais a pena comprar um chip de dados avulso durante a viagem. Eles costumam ser baratos e existem planos de curta duração, ideais para quem está só de passagem pelo país.

Tenha consigo um cartão pré-pago internacional

A forma mais segura de levar o seu dinheiro para uma viagem internacional é por meio de um cartão pré-pago internacional. Apesar da alíquota de IOF de 6,38% que incide sobre as recargas, não há preocupação com oscilações do câmbio, pois ele é congelado no ato da compra da moeda estrangeira.

Outras vantagens do cartão pré-pago ficam por conta do maior controle de gastos – você recarrega de acordo com o dinheiro disponível – e a possibilidade de solicitar adicionais, caso esteja viajando com seus filhos, marido ou esposa.

Leve moeda estrangeira para emergências

Andar com grandes quantias de dinheiro em espécie não é recomendado em nenhum lugar do mundo, mas é importante contar com alguns trocados para eventuais emergências e gastos pequenos – comprar bilhete de transporte público, pagar a entrada para alguma atração turística e por aí vai.

Por isso, lembre-se de comprar dólar ou a moeda estrangeira do país de destino antes de embarcar e aproveite o passeio!

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo