DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Bom Jesus da Lapa é destaque no mapa do Turismo Religioso

voenews

O município de Bom Jesus da Lapa deve atrair cerca de 50 mil visitantes entre esta sexta-feira ( 07) e domingo ( 9), durante as celebrações da romaria da Terra e das Águas. Realizada todos os anos no mês de julho, a peregrinação de fiéis católicos integra o calendário de eventos do Santuário de Bom Jesus da Lapa, um dos ícones do turismo religioso na Bahia.

De acordo com o padre Devaldo Menez, reitor do santuário, além de baianos, visitantes de outros estados como São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás movimentam a cidade neste fim de semana. O grande fluxo de romeiros beneficia segmentos da economia do turismo, como meios de hospedagem e restaurantes.

No hotel A Barca, todos os 22 apartamentos estão reservados para a romaria da Terra e das Águas. Na propriedade do casal Geraldo Bastos e Lysia Martha, a ocupação máxima está garantida em todos os finais de semana até a festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

Os clientes são baianos e visitantes de estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Ceará e Maranhão, que geralmente viajam em excursões. Nesse período, a mão de obra de quatro funcionários é ampliada com a contratação de mais dois ou três diaristas, que reforçam o trabalho de produção das refeições.

Já no restaurante Panela de Barro, a procura por refeições chega a quadruplicar nos finais de semana de romaria. De acordo com a empresária Noemi Silva, o número passa de 200 refeições servidas para mais de 800.

 Programação – Os romeiros são recebidos pela comunidade do santuário de Bom Jesus da Lapa desde às 8h desta sexta-feira (7). Até domingo (9), os visitantes participarão de missas, sessões de confissão e encontros para discussão de temas como a transposição do rio São Francisco e o desastre de Mariana, em Minas Gerais; fé e política, dentre outros.

Um dos momentos mais importantes da programação será a Via Sacra, no sábado, às 16h. No percurso entre a esplanada do santuário e as margens do rio São Francisco, os romeiros relembrarão os últimos momentos da vida de Jesus, antes da crucificação.

Turismo Religioso – Localizado na zona turística Caminhos do Oeste, a 780 quilômetros de Salvador, o município de Bom Jesus da Lapa é um dos principais destinos do turismo religioso na Bahia. Conhecida como “capital baiana da fé”, a cidade recebe 2,5 milhões de fiéis por ano, segundo cálculos da administração do santuário.

O calendário de eventos ainda conta com mais de 10 romarias e festas até o fim do ano. A maior é dedicada ao Bom Jesus, que deve levar à cidade cerca de 500 mil pessoas no período de 18 de julho a 6 de agosto.

Repórter: Ana Paula Cabral

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo