_Destaque

ABEAR participa do Setembro Verde com edição especial da “Jornada Asas do Bem”

Série de palestras destaca a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para os transplantes

Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, será celebrado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) com quatro edições da “Jornada Asas do Bem”: série de palestras sobre o tema lançada em abril deste ano. As cidades de Uberaba (MG), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB) e Londrina (PR) serão visitadas pelo projeto (veja agenda abaixo). O Dia Nacional da Doação de Órgãos é oficialmente comemorado em 27 de setembro.

A iniciativa é uma extensão do “Asas do Bem”, programa lançado em 2014 pela ABEAR e suas fundadoras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM), para divulgar o transporte aéreo gratuito de órgãos realizado pelas empresas desde 2001.  Parceiro do projeto, o publicitário Alexandre Barroso, de 59 anos, já passou por três procedimentos de transplante e está visitando diversas cidades brasileiras, falando sobre a importância da doação e o papel desempenhado pela aviação. A “Jornada Asas do Bem” já passou por Aracaju (SE), Aparecida de Goiânia (GO), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Santo André (SP).

Em 2017, cerca de nove mil itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes médicas) foram transportados por aviões, sendo que 90% do volume é de responsabilidade das fundadoras da ABEAR. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com efetiva participação do avião no transporte de órgãos e equipes.

O diretor de Comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia. “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas, com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, diz. Outras cidades brasileiras devem receber o projeto até o fim do ano. Acompanhe a agenda pelo hotsiteasasdobem.com.br.

Outras ações
Além das palestras abertas ao público ou destinadas a profissionais da saúde, o projeto promoveu bate-papo entre Alexandre Barroso e colaboradores das empresas aéreas associadas. Durante o Setembro Verde, as redes sociais da ABEAR celebrarão a data com peças e vídeos de conscientização. O Aeroporto de Brasília também entrará no clima, exibindo vídeos da ação em mais de 30 televisores do terminal.

Confira a agenda dos próximos eventos:

UBERABA/MG
Quando: 30 de agosto – 19h e 31 de agosto – 10h
Onde: Evento “Setembro Verde”, no Mário Palmério Hospital Universitário
Público: Entrada franca.

RIO BRANCO/AC
Quando: 13 de setembro – 14h
Onde: Evento “Setembro Verde”, no Auditório do SENAC
Público: Alunos dos cursos profissionalizantes do SENAC.

Quando: 14 de setembro – 15h30
Onde: Evento “III Fórum sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos”, no Hospital Urgência e Emergência de Rio Branco
Público: Funcionários e pacientes transplantados pelo hospital.

JOÃO PESSOA/PB
Quando: 22 de setembro – 16h
Onde: Evento “Setembro Verde”, no auditório da PBTur – Centro Turístico de Tambau
Público: Entrada franca.

LONDRINA/PR
Quando: 24 de setembro – 19h
Onde: A definir
Público: Entrada franca.

Sobre o Asas do Bem:
O programa “Asas do Bem” foi lançado em 2014 pela ABEAR e suas fundadoras, com intuito de divulgar o transporte gratuito de órgãos que as empresas aéreas realizam diariamente.  O acordo de transporte vigora desde 2001, com participação do Ministério da Saúde, da Central Nacional de Transplantes, além do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e operadores aeroportuários. O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a ABEAR:
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) foi criada, em 2012, pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e TRIP (hoje integrada à AZUL) -, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. As estratégias de atuação da ABEAR compreendem planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros quanto para o de cargas. Além de contribuir para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da aviação, a entidade atua em constante relacionamento junto aos setores público e privado, entidades de classe e consumidores.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo