AEROPORTOS

Infraero inaugura central de resíduos sólidos e vai movimentar 20 toneladas de material por mês

Crédito Divulgação Infraero (1)

A Infraero inaugura no dia 1º/2, às 11 horas, a Central de Resíduos Sólidos (CRS) do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva. O evento será aberto à imprensa. O credenciamento deverá ser feito junto ao aeroporto até o dia 31/1. A nova instalação, numa área de 2,78 mil m², vai armazenar cerca de 20 toneladas de resíduos gerados por mês por passageiros e demais frequentadores do aeroporto, dando a correta destinação a esses materiais.

 A estrutura conta com área para armazenamento de contentores da Infraero, concessionários e companhias aéreas que operam no aeroporto. Neste local, o resíduo chega separado de acordo com a sua classe (reciclável, orgânico e infectante) e permanece temporariamente armazenado até que ocorra a coleta para destinação final.

 A construção da central recebeu investimento de R$ 1,25 milhão e contou com o acompanhamento da Anvisa, o que possibilitou a construção de uma instalação capaz de atender aos voos domésticos e internacionais, garantido o armazenamento em conformidade com o regramento ambiental e sanitário. “Nós estamos prontos para atender a indústria da aviação com excelência e responsabilidade ambiental. Com essa nova Central e os processos a ela relacionados, o Aeroporto Santa Genoveva evolui seu gerenciamento de resíduos e melhora suas práticas relacionadas ao tema, avalia o superintendente do aeroporto, Antônio Erivaldo Sales.

 A Infraero já se reuniu com as empresas que atuam no aeroporto para orientar sobre os procedimentos que serão adotados. A coleta interna será feita duas vezes ao dia e a remoção, para destinação final em aterro sanitário, ocorrerá uma vez ao dia por meio de empresa contratada pela Infraero.

Sustentabilidade

 

As questões ambientais têm sido um dos grandes focos da Infraero em todos os aeroportos em que a empresa opera. Goiânia vem se destacando neste tema, tendo o Projeto de Gestão da Água sido indicado ao prêmio Hugo Werneck, que destaca as principais iniciativas de sustentabilidade e amor à natureza no País. Nesse projeto, a Infraero revitalizou as instalações da área da nascente do aeroporto. Com o plantio de 19 mil mudas nativas do cerrado e reestruturação de instalações como a casa de bombas, o local tornou-se um ponto de preservação ambiental e de visitação de escolas, que podem mostrar aos alunos de várias idades a importância do uso racional da água e a preservação desse recurso fundamental à vida.

 A água da fonte é utilizada para o abastecimento do aeroporto e é monitorada frequentemente. As ações de preservação e manutenção realizadas pela Infraero são reconhecidas por órgãos ambientais, sendo outorgando o uso de 8,16 m³ de água por mês. O aeroporto conta ainda com um sistema de reuso de água, responsável por atender até 40% da demanda do terminal de passageiros.

 Com capacidade de atendimento de 6,5 milhões de passageiros por ano, o Santa Genoveva conta com operações de cinco companhias aéreas: Azul, Gol, Avianca, Passaredo e Latam. As rotas ligam a capital goiana a destinos como Brasília (DF), Confins (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Guarulhos (SP), São Paulo (Congonhas), Campinas (SP), Navegantes (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Araguaína (TO).

Mais Lidas

VOENEWS - Notícias do Turismo - Escritório de Negócios SCLN 201 - Bloco "C" - sala 112 Brasília - DF - CEP: 70.832-530 Telefone: (61) - 3201-8602 Celulares: (61) 98117-4456 - E-mail: contato@voenews.com.br

EVENTOS DO TURISMO

NOTÍCIAS DA HOTELARIA

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo